O PROJETO PARA A QUINTA GERAÇÃO DA SÉRIE 3 FOI CONGELADO EM MEADOS DE 2002, APROXIMADAMENTE 30 MESES ANTES DO INÍCIO DA PRODUÇÃO.O SEDÃ E O VAGÃO FORAM PROJETADOS POR,JOJI NAGASHIMA,E O CUPÊ E CONVERSÍVEL FORAM PROJETADOS POR MARC MICHAEL MARKEFKA. A GAMA FOI INTRODUZIDA EM 2005 COM OS ESTILOS DE CARROÇARIA SEDAN E WAGON.O CUPÊ FOI INTRODUZIDO EM 2006 E O CONVERSÍVEL EM 2007.
EM 2002,NORBERT REITHOFER,E O CHEFE DE DESENVOLVIMENTO BURKHARD GOESCHEL INICIARAM UMA INICIATIVA PARA REDUZIR PELA METADE O TEMPO NECESSÁRIO PARA ATINGIR A PRODUÇÃO TOTAL DA PRÓXIMA GERAÇÃO DA SÉRIE 3, DE SEIS MESES PARA TRÊS. COMERCIALIZADO PELA PRIMEIRA VEZ EM MARÇO DE 2005, O CARRO RAPIDAMENTE SE TORNOU O CARRO MAIS VENDIDO DO BMW GROUP EM TODO O MUNDO, E ATÉ O FINAL DO ANO, 229.900 VEÍCULOS FORAM ENTREGUES. A SÉRIE BMW E90 FOI O CARRO DE LUXO MAIS VENDIDO NO CANADÁ E NOS ESTADOS UNIDOS.O 2006 E90 MARCOU O 15 ANO CONSECUTIVO EM QUE O 3 SERIES FOI NOMEADO NO,10BEST OF CAR AND DRIVER.
O CONVERSÍVEL E93 FOI O PRIMEIRO MODELO DA BMW A USAR UMA,CAPOTA RÍGIDA RETRÁTIL, EM VEZ DO TETO DE TECIDO, COMO USADO ANTERIORMENTE.O E93 FOI UM DOS PRIMEIROS HARDTOPS RETRÁTEIS EM SUA FAIXA DE PREÇO.A OPÇÃO "ACESSO AO CONFORTO" PERMITE QUE O TETO SEJA LEVANTADO E ABAIXADO USANDO O,CHAVEIRO.AS JANELAS LATERAIS DO E93 SÃO 30% MAIORES DO QUE SEU ANTECESSOR CONVERSÍVEL E46, RESULTANDO EM UM AUMENTO DE 38% NA VISIBILIDADE.
O CONVERSÍVEL BMW SÉRIE 3 COSTUMAVA SER MAIS CARO DO QUE OS RIVAIS DIRETOS, MAS OS ANALISTAS ELOGIARAM SEU ESPAÇO PARA PASSAGEIROS / BAGAGEIROS (MESMO COM O TETO ABAIXADO), DINAMISMO DE CONDUÇÃO, PESO E RIGIDEZ DO CHASSI.