O DESENVOLVIMENTO DA SÉRIE 8 COMEÇOU EM JULHO DE 1981, COM A FASE FINAL DO PROJETO CHEGANDO ATÉ A CONCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO A PARTIR DE 1986, ESTREANDO NO,SALÃO DE FRANKFURT(IAA) NO INÍCIO DE SETEMBRO DE 1989. A SÉRIE 8 FOI PROJETADA PARA IR ALÉM O MERCADO DA SÉRIE 6 ORIGINAL,TENDO UM DESEMPENHO SUBSTANCIALMENTE MELHORADO, BEM COMO UM PREÇO DE COMPRA MUITO MAIOR.
MAIS DE 1,5 BILHÃO DE,MARCOS ALEMÃES,FORAM GASTOS EM DESENVOLVIMENTO TOTAL (US $ 1 BILHÃO EM 2008).A,BMW USOU,FERRAMENTAS DE,CAD, AINDA INCOMUNS NA ÉPOCA, PARA PROJETAR O NOVO CORPO DO CARRO, COMBINADO COM O TESTE DO TÚNEL DE VENTO, O CARRO RESULTANTE TEVE UM,COEFICIENTE?ARRASTO DE 0,29, UMA GRANDE MELHORIA EM RELAÇÃO AOS ANTERIORES,0,39 DA,BMW M6/635CSI.
A SÉRIE 8 OFERECEU O PRIMEIRO MOTOR V12 ACOPLADO A UMA TRANSMISSÃO MANUAL DE,6 VELOCIDADES,EM UM CARRO DE ESTRADA.FOI UM DOS PRIMEIROS VEÍCULOS A SER EQUIPADO COM UM,ACELERADOR,ELETRÔNICO,DRIVE-BY-WIRE.A SÉRIE 8 FOI UM DOS PRIMEIROS CARROS DA BMW, JUNTO COM O,Z1, A USAR UM,EIXO TRASEIRO,MULTI-LINK.
ENQUANTO MODELAGEM CAD PERMITIDO DO CARRO,UNIBODY,A SER DE 8 LIBRAS (3 KG) MAIS LEVE DO QUE A DE SEU ANTECESSOR, O CARRO FOI SIGNIFICATIVAMENTE MAIS PESADO QUANDO CONCLUÍDA DEVIDO AO GRANDE MOTOR E ACRESCENTOU ITENS-A DE LUXO FONTE DE CRÍTICAS DAQUELES QUE QUERIAM BMW PARA SE CONCENTRAR NA EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO.ALGUM DO PESO DO CARRO PODE TER SIDO DEVIDO AO SEU,ESTILO DE CORPO "HARDTOP"SEM PILAR, QUE FALTAVA UM POST "B".AS VENDAS DA SÉRIE 8 FORAM AFETADAS PELA RECESSÃO GLOBAL DO INÍCIO DOS ANOS 1990, A GUERRA DO GOLFO PÉRSICO E OS AUMENTOS NO PREÇO DA ENERGIA.COMO RESULTADO, OS PLANOS PARA A VARIANTE M8 DE ALTO DESEMPENHO FORAM DESCARTADOS EM 1991.