PREDOMINANTEMENTE AS PICAPES FORD ERAM MAIS VOLTADAS PARA O USO RURAL, MAS ISSO MUDOU EM 1979 COM A CHEGADA DA F1000 – O ZERO A MAIS NO NOME, EM RELAÇÃO À ANTERIOR FORD F100 FAZIA MENÇÃO A DUAS COISAS: PRIMEIRO QUE ERA UMA PICAPE MOVIDA A DIESEL E SEGUNDO QUE ELA PODIA CARREGAR ATÉ 1.000KG.
PARA PODER PROVAR QUE ELA SABIA FAZER PICAPES PARA O USO URBANO, A FORD INSTALOU NAS PRIMEIRAS F1000 UM MOTOR MWM A DIESEL 3.9 LITROS DE 83 CAVALOS E 25,3 KGFM DE TORQUE – QUE GARANTIA QUE A F1000 TIVESSE FORÇA E TORQUE O SUFICIENTE PARA AGUENTAR OS TRANCOS DA CIDADE GRANDE.
UM DOS MOTIVOS DE VENDA DA PICAPE ERA A ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL – CERCA DE 40% MENOR QUE A VERSÃO MOVIDA A GASOLINA – E SUA MAIOR RIVAL, A CHEVROLET DA SÉRIE 10 UTILIZAVA UM MOTOR A GASOLINA NO INÍCIO. A VELOCIDADE MÁXIMA QUE A FORD F1000 ALCANÇAVA ERA DE 125 KM/H, O QUE PARA O INÍCIO DOS ANOS 80 ERA O SUFICIENTE – AINDA MAIS PARA UMA,PICAPE GRANDE.
NO INÍCIO DE SUA JORNADA, A F1000 QUE USAVA A MESMA CARROCERIA DA F100, ERA VENDIDA COM ÁGIO POR CONTA DO SEU ENORME SUCESSO. A F100 POR SUA VEZ ACABAVA POR FICAR DE CANTO E SER VENDIDA COMO OPÇÃO DE ENTRADA DA LINHA DE PICAPES DA FORD,UM DOS SEUS DESTAQUES ERA SER OFERECIDA COM FREIO A DISCO NA DIANTEIRA E,DIREÇÃO HIDRÁULICA?COMO ITEM OPCIONAL.
PARA SE TORNAR LEGAL PARA USAR O MOTOR A DIESEL, A F1000, MESMO USANDO A CARROCERIA IDÊNTICA DA F100, RECEBEU ALGUMAS MELHORIAS PARA PODER CARREGAR 1.005 KG, ISSO PORQUE SEGUNDO A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA, UM VEÍCULO PARA TER MOTOR A DIESEL PRECISAVA CARREGAR MAIS DE 1 TONELADA PARA SER APROVADO. OUTRAS PEQUENAS MELHORIAS FORAM FEITAS PARA AGRADAR TAMBÉM O CONSUMIDOR.