O LINCOLN CONTINENTAL,É UMA SÉRIE DE,CARROS DE LUXO DE,MÉDIO E GRANDE PORTE,PRODUZIDOS PELA,LINCOLN, UMA DIVISÃO DA MONTADORA AMERICANA,FORD MOTOR COMPANY.INTRODUZIDO EM 1939 COMO UM VEÍCULO PESSOAL DE,EDSEL FORD, QUE ENCOMENDOU UM LINCOLN-ZEPHYR CONVERSÍVEL COMO UM VEÍCULO DE FÉRIAS PARA ATRAIR POTENCIAIS COMPRADORES DE LINCOLN.NO QUE DARIA À LINHA DO MODELO SEU NOME, O EXTERIOR RECEBEU ELEMENTOS DE ESTILO "CONTINENTAIS" EUROPEUS, INCLUINDO ESTEPE MONTADO NA TRASEIRA.PRODUZIDO POR 55 ANOS EM QUASE OITO DÉCADAS, HÁ DEZ GERAÇÕES DO LINCOLN CONTINENTAL.
DENTRO DA LINHA DE MODELOS DA LINCOLN, A CONTINENTAL DESEMPENHOU DIVERSOS PAPÉIS, DESDE O CARRO-CHEFE ATÉ O SEDÃ DE BASE;DE 1961 A 1976, A CONTINENTAL FOI A ÚNICA LINHA MODELO VENDIDA PELA DIVISÃO.COMO PARTE DE SUA ENTRADA NA PRODUÇÃO EM LARGA ESCALA, A PRIMEIRA GERAÇÃO DA CONTINENTAL TORNOU-SE A PROGENITORA DE UM SEGMENTO AUTOMOTIVO TOTALMENTE NOVO, O?CARRO DE LUXO PESSOAL.APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, O SEGMENTO EVOLUIU PARA CUPÊS E CONVERSÍVEIS MAIORES QUE?CARROS ESPORTIVOS,E GRANDES CARROS DE TURISMO,COM ÊNFASE NO LUXO E NO ESTILO SOBRE O MANUSEIO.DE 1956 A 1957, A PLACA CONTINENTAL TAMBÉM FOI USADA NA CURTA DIVISÃO CONTINENTAL, COMERCIALIZANDO O,CONTINENTAL MARK II (1956-1957)?COMO O CARRO-CHEFE MUNDIAL DA FORD MOTOR COMPANY;COMO SEGUNDO SUCESSOR, A FORD INTRODUZIU A;SÉRIE CONTINENTAL MARK?1969, PRODUZIDA AO LONGO DE CINCO GERAÇÕES ATÉ 1998.
NO ANO DE 1966, A QUARTA GERAÇÃO DO LINCOLN CONTINENTAL PASSOU POR UMA SEGUNDA REFORMULAÇÃO NO MEIO DO CICLO.PARA COMPETIR MELHOR COM A?CADILLAC COUPE DE VILLE E O,IMPERIAL CROWN COUPE, A LINCOLN LANÇOU SEU PRIMEIRO SEDAN DE DUAS PORTAS DESDE 1960. O MODELO DE DUAS PORTAS FOI PROJETADO COMO UM CAPOTA RÍGIDA SEM PILAR, EMBORA O CONVERSÍVEL CONTINUE SENDO OFERECIDO APENAS COMO QUATRO PORTAS.EM UM ESFORÇO PARA AUMENTAR AS VENDAS DA GAMA DE MODELOS DE CINCO ANOS DE IDADE, A LINCOLN REDUZIU O PREÇO DA CONTINENTAL EM QUASE US $ 600, A PARTIR DE 1965, MANTENDO OS NÍVEIS DE EQUIPAMENTO IDÊNTICOS.A DECISÃO DE MARKETING FOI BEM SUCEDIDA;IMPULSIONADO PELA INTRODUÇÃO DO ESTILO DE CORPO DE DUAS PORTAS, A GAMA DE MODELOS AUMENTOU AS VENDAS EM 36%.
EMBORA SEGUINDO MUITO DO RESTYLING DE 1965 (EM GRANDE PARTE DISTINGUIDO POR UMA GRADE NOVA E A ADIÇÃO DE "CONTINENTAL" AO CAPUZ), O LINCOLN CONTINENTAL 1966 USOU UM CORPO NOVO, ENQUANTO CRESCENDO 5 POLEGADAS MAIS LONGO (IMPLEMENTADO PRINCIPALMENTE NOS ASSENTOS TRASEIROS PARA ACOMODAR MAIS SALA DE PERNA), E QUASE UMA POLEGADA MAIS ALTA E MAIS LARGA.VIDRO LATERAL CURVO FEZ O SEU RETORNO (COM UM,TUMBLEHOME,MENOS ÓBVIO, PARA AUMENTAR O ESPAÇO INTERIOR).PARA OFERECER UM MOTOR MAIOR QUE O IMPERIAL (440 POLEGADAS CÚBICAS EM 1966) OU O CADILLAC (429 POLEGADAS CÚBICAS, 472 POLEGADAS CÚBICAS EM 1968), O 430 V8 FOI AMPLIADO PARA 462 POLEGADAS CÚBICAS.
O CONVERSÍVEL PASSOU POR VÁRIAS REVISÕES DE EQUIPAMENTOS PELA PRIMEIRA VEZ, ADICIONANDO UMA JANELA TRASEIRA DE VIDRO E O MECANISMO SUPERIOR ADICIONOU UMA SEGUNDA BOMBA HIDRÁULICA PARA ABRIR O TETO CONVERSÍVEL E O PORTA-MALAS (TORNANDO OS DOIS SISTEMAS SEPARADOS);SOLENÓIDES HIDRÁULICOS FORAM EXCLUÍDOS DO MECANISMO SUPERIOR.O INTERIOR PASSOU POR VÁRIAS REVISÕES, ADICIONANDO UM VOLANTE INCLINADO E UM TOCA-FITAS DE 8 PISTAS COMO OPCIONAIS.