VERANEIO DELUXO
PARA ATENDER AO SELETO GRUPO DE CLIENTES QUE ADQUIRIRAM A PERUA DA CHEVROLET PARA USO FAMILIAR E DE LAZER,A GMB DISPONIBILIZAVA A VERANEIO DELUXO. AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE ESTA E AS VERSÕES STANDARD E ECONÔMICA ERAM SEUS ADEREÇOS ESTÉTICOS ,COMO GARRAS E SOBRELAMINAS TUBULARES NOS PARA CHOQUES,QUE LHE DAVAM UM TOQUE DIFERENCIADO, APESAR DE SOBRECARREGAS AINDA MAIS O SISUDO ASPECTO ESTILÍSTICO DO VEICULO.PARA ALIVIAR A IMPRESSÃO DE PESO A VERANEIO DELUXO VINHA COM UMA FAIXA DUPLA QUE PERCORRIA TODA A LINHA DE CINTURA LATERAL,DESCENDO SUAVEMENTE ATE A EXTREMIDADE TRASEIRA,ABRANGENDO A LINHA INFERIOR DA TAMPA DO PORTA-MALAS,NA COR PRETA OU BRANCA,CONFORME A PINTURA DO VEICULO E AS SUPERCALOTAS CROMADAS ,COM UM FILETE PRETO FOSCO E UM CIRCULO CENTRAL DE MESMA COR,COM O LOGO DA CHEVROLET EM CINZA.NAS EXTREMIDADES TRASEIRAS ERAM ADICIONADOS EMBLEMAS RETANGULARES COM A INSCRIÇÃO DELUXO. BANCO DIANTEIRO COM REGULAGEM DE DISTANCIA E ENCOSTO INDEPENDENTE PARA MOTORISTA E PASSAGEIROS,APLIQUES EM PLÁSTICO IMITANDO MADEIRA NO PAINEL,ASSOALHOS E PORTA-MALAS ACARPETADOS,PNEU FAIXA BRANCA,CAPOTA COM COBERTURA EM VINIL,BAGAGEIRO DE TETO E PINTURA METÁLICA (OS QUATRO ÚLTIMOS TENS OPCIONAIS) ERAM OUTRAS CARACTERÍSTICAS DO MODELO,QUE NA ÉPOCA DE 70 CORRESPONDIA AOS ATUAIS SUVS IMPORTADOS.AZUL-DANÚBIO, DOURADO-ASTECA,LARANJA-BRONZE,MARROM-MONTEREY,PRATA-INCA E VERDE-OURO ERAM ALGUMAS DAS CORES METÁLICAS DISPONÍVEIS.ENQUANTO OS CROMADOS PREDOMINAVAM NA VERANEIO DELUXO,NAS VERSÕES MAIS SIMPLES OS PARA-CHOQUES,GRADES,CALOTAS E MOLDURAS DOS FARÓIS ERAM PINTADOS DE BRANCO,DEIXANDO-AS COM UM ASPECTO RÚSTICO, SEMELHANTES AS PICK-UPS E OS CAMINHÕES DA MARCA.OUTRA OPÇÃO DA VERANEIO ERA A TRAÇÃO POSITIVA,DISPOSITIVO INTEGRADO AO DIFERENCIAL ,ACIONADO SEMPRE QUE HOUVESSE PERDA DE ADERÊNCIA NUMA DAS RODAS MOTRIZES.EMBORA NÃO FOSSE UM DIFERENCIAL AUTOBLOCANTE,COMO MUITOS ERRONEAMENTE PODIAM SUPOR,A TRAÇÃO POSITIVA EXERCE A MESMA FUNÇÃO, DIRECIONANDO BOA PARTE DO TORQUE DISPONÍVEL PARA A RODA OPOSTA, POSSIBILITANDO O VEICULO SAIR DE UM EVENTUAL ATOLEIRO COM MAIS FACILIDADE.
O LANÇAMENTO DA LINHA 1979 REPRESENTOU EM TERMOS DE ESTILO, A ULTIMA EVOLUÇÃO DOS VEÍCULOS COMERCIAIS DA GMB ANTES DO SURGIMENTO DA TERCEIRA GERAÇÃO (QUE INCLUÍA AS CAMINHONETES C-20 E D-20) SEIS ANOS DEPOIS. A GRADE DIANTEIRA DE AÇO ERA SUBSTITUÍDA POR OUTRA EM PLÁSTICO ABS ENVOLVENDO OS FARÓIS, QUE PERMANECIAM REDONDO , A NOVA ENTRADA DE AR FORMAVA UMA COMBINAÇÃO DE 12 ELEMENTOS RETANGULARES, CONTORNADOS POR FILETES NA COR CINZA,TENDO AO CENTRO MAIS UM RETÂNGULO COM O EMBLEMA DA CHEVROLET ?EM SEU INTERIOR. CAPÔ REDESENHADO , RESSALTADO NO CENTRO E COM SULCOS LATERAIS MAIS LARGOS (USADO NOS CAMINHÕES DESDE 67)COMPUNHAM A NOVA CARACTERIZAÇÃO VISUAL DA LINHA.DENTRO A MODIFICAÇÃO MAIS NOTÁVEL ERA O PAINEL , QUE PASSAVA A SER TODO REVESTIDO EM PLÁSTICO PRETO FOSCO. LUZES-TESTEMUNHAS RETANGULARES OCUPAVAM O CENTRO DO QUADRO DE INSTRUMENTOS , ENQUANTO O VELOCÍMETRO E INDICADORES DE COMBUSTÍVEL E TEMPERATURA GANHAVAM NOVO GRAFISMO, ENVOLVIDOS POR RESSALTOS CIRCULARES COMBINANDO COM O DESIGN DO CONJUNTO; O VOLANTE DE TRÊS RAIOS E O DIÂMETRO MENOR TORNAVA-SE PADRÃO EM TODOS MODELOS. NA MECÂNICA FORAM INCORPORADOS FREIOS A DISCO NAS RODAS DIANTEIRAS. A VERSÃO MAS CARA ADOTAVA A DENOMINAÇÃO DE SUPERLUXO,ENQUANTO OS MODELOS STANDARD E LUXO ERAM POSICIONADOS AOS NÍVEIS BÁSICOS E INTERMEDIÁRIO, DEIXANDO DE EXISTIR A C-1416 ECONÔMICA. DIREÇÃO HIDRÁULICA E FREIOS COM ASSISTÊNCIA A VÁCUO TORNAVAM-SE EQUIPAMENTOS DA SERIE SUPERLUXO (OPCIONAIS NOS DEMAIS MODELOS).EM 1981 A PERUA GANHOU NOVOS MOTORES DE 4 E 6 CILINDROS A ÁLCOOL; JÁ UTILIZADOS NO OPALA,O PRIMEIRO CORRESPONDIA A MOTORIZAÇÃO APLICADA DESDE 76,PORÉM COM TAXA DE COMPRESSÃO DE 10,5:1, POTÊNCIA DE 90 CAVALOS BRUTOS A 4200 RPM E TORQUE DE 18,9 MKGF A 2400 RPM. O MOTOR MAIOR TINHA CAPACIDADE VOLUMÉTRICA DE 4093CM CÚBICOS ,132 CV E TROQUE DE 27,9 MKGF A 4000 E 2500 GIROS POR MINUTO RESPECTIVAMENTE, O QUAL, COM O “SEIS BOCAS” A GASOLINA, SUBSTITUÍRAM O ANTIGO PROPULSOR DE BAIXA ROTAÇÃO DOS ANOS 1950. NAS UNIDADES MOVIDAS A ALCOOL O TANQUE DE COMBUSTIVEL ERA MAIOR , COM CAPACIDADE DE 88 LITROS. DEPOIS DISSO O UTILITÁRIO RECEBEU POUCAS ALTERAÇÕES ATÉ 1989,QUANDO A ANTIGA VERANEIO TEVE SUA PRODUÇÃO ENCERRADA, CEDENDO ESPAÇO PARA SUA SUCESSORA BASEADA NA D-20.
HISTORIA DO CARRO
A VERANEIO FOI ADQUIRIDA ZERO QUILOMETRO NO ANO DE 1973 EM CAXIAS DO SUL POR JOSÉ SASSI, AVÔ DE HENRIQUE MICHIELON , ATUAL PROPRIETÁRIO DO CARRO.NA ÉPOCA FOI SUBSTITUINDO UMA PERUA DODGE 4 PORTAS 1951,QUE TAMBÉM HAVIA SIDO COMPRADA NOVA E ERA UTILIZADA NAS VIAGENS DE FAMÍLIA E NAS CAÇADAS DE JOSÉ.A VERANEIO FOI ENCOMENDADA NO SISTEMA DE FROTISTA DA GM, ATRAVÉS DA SERVIBRAS, CONCESSIONÁRIA GM DE CAXIAS DO SUL.NO PEDIDO O COMPRADOR FRISAVA QUE NÃO PODERIA HAVER VINIL EM HIPÓTESE ALGUMA,E VIR COM AR-CONDICIONADO .”ESTE VEICULO ME TRAZ ÓTIMAS LEMBRANÇAS ,VARIAS VIAGENS NO PORTA-MALAS, SENTADOS NAQUELAS CADEIRINHAS DE PRAIA DE CRIANÇA, EU E MEU IRMÃO SEPARADOS PELA BAGAGEM PARA NÃO BRIGARMOS DAQUI ATÉ A PRAIA.NUNCA VOU ESQUECER O PRIMEIRO PASSEIO QUE FIZEMOS COM ELA ZERINHO QUANDO FOMOS ALMOÇAR EM GRAMADO,E NA VOLTA CHEGANDO EM CASA, SAI DO CARRO E FUI DIRETO COLOCAR A MAO NO CANO DE DESCARGA DELA, FIQUEI COM A MAO CHEIA DE BOLHAS, O QUE É A FISSURA POR CARRO!” COMENTA MICHIELON.