BMW M5

O SEDÃ GRANDE 550I FOI LANÇADO NO FINAL DE 2005, CHEGANDO AO BRASIL NO ANO SEGUINTE. SUBSTITUI O 545I, COM MOTOR DE MAIOR CILINDRADA – 4,8 LITROS O QUE LHE DARIA O NOME DE 548, MAS A BMW PREFERIU A OPÇÃO MAIS HARMÔNICA PARA NOMEÁ-LO, ANTE 4,4 LITROS DO MODELO ANTERIOR – E POTÊNCIA 367 CV A 6.300 RPM, UM GANHO DE 10,8%, OU 34 CV, SOBRE O 333 CV DO 545I. HOUVE GANHO TAMBÉM NO TORQUE, QUE PASSOU DE 45,9 KGFM PARA 49 KGFM A 3.400 RPM.

ESSE V8 EMPURRA O SEDÃ DE 1.735 KG DA IMOBILIDADE AOS 100 KM/H EM APENAS 5,2 SEGUNDOS. ACELERADO A PLENO, É CAPAZ DE CAUSAR NÁUSEAS E CALAFRIOS EM PASSAGEIROS DESAVISADOS... VELOCIDADE MÁXIMA É LIMITADA A 250 KM/H, MAS PODERIA IR ALÉM. ISSO TUDO PERCORRENDO 10 KM/L NA ESTRADA E 5 KM/L NA CIDADE, AFERINDO PELO COMPUTADOR DE BORDO. SÃO NÚMEROS QUE ASSUSTAM SE COMPARADOS A UM CARRO COM MOTOR DE 1 LITRO, MAS BASTANTE EXPRESSIVOS PARA UM V8 DE 4,8 LITROS. O CHEVROLET VECTRA, QUE TEM MOTOR DE QUATRO CILINDROS E 2,4 LITROS DE CILINDRADA, FAZ O MESMO, COM 217 CV A MENOS.

ASSIM COMO O 6-CILINDROS EM LINHA DO 325I TOURING AVALIADO PELO WEBMOTORS EM DEZEMBRO DE 2006, ESSE V8 É EQUIPADO COM OS SISTEMAS VALVETRONIC E VANOS. O PRIMEIRO ATUA SERVINDO AO MESMO TEMPO COMO BORBOLETA DE ACELERAÇÃO, QUE DEIXA DE EXISTIR, E VARIANDO DE MANEIRA INFINITA O LEVANTAMENTO DAS VÁLVULAS DE ADMISSÃO, OTIMIZANDO A ENTRADA DE AR NOS CILINDROS SEGUNDO AS NECESSIDADES DO MOTOR. PROPORCIONA, SEGUNDO A FÁBRICA, 10% DE ECONOMIA EM CONSUMO DE COMBUSTÍVEL.

A SIGLA VANOS VEM DE?VARIABLE?NOCKENWELLEN?STEUERUNG, CONTROLE VARIÁVEL DA ÁRVORE DE COMANDO DE VÁLVULAS EM ALEMÃO. ESTE V8 TEM COMANDO DUPLO, POR ISSO É UM DUPLO-VANOS. O SISTEMA ATUA NAS ÁRVORES DE COMANDO DE VÁLVULAS DE ADMISSÃO E ESCAPAMENTO, DE ACORDO COM O REGIME DE ROTAÇÃO DO MOTOR E A POSIÇÃO DO PEDAL DO ACELERADOR. RETARDA OU ADIANTA A ABERTURA DAS VÁLVULAS, ALTERANDO, ASSIM, A ENTRADA DE AR NOS CILINDROS E A SAÍDA DOS GASES QUEIMADOS.

SEU CÂMBIO É AUTOMÁTICO DE 6 MARCHAS, COM OPÇÃO DE ACIONAMENTO SEQÜENCIAL. A EFICIÊNCIA DO CONJUNTO PASSA PELA ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL, DESEMPENHO E CHEGA AO CONFORTO, COLABORANDO PARA O CONFORTO A BORDO. CRUZANDO A 120 KM/H, O MOTOR ESTÁ GIRANDO A 2.250 RPM, GRAÇAS AO BOM ESCALONAMENTO DO CÂMBIO. HÁ O ESPERADO DE UMA CAIXA MODERNA COMO ESSA – CONTROLES ELETRÔNICOS QUE PREVINEM ERROS E SOBREGIRO, AO MESMO TEMPO EM QUE CONFEREM LIBERDADE PARA A TOCADA ESPORTIVA. O CORTE DE INJEÇÃO OCORRE A 6.500 RPM. NO MODO MANUAL, A TROCA DE MARCHA AUTOMÁTICA SÓ ACONTECE QUANDO O MOTOR CHEGA A ESSA ROTAÇÃO.

A DIREÇÃO É EQUIPADA COM SISTEMA SERVOTRONIC, QUE VARIA A ASSISTÊNCIA E A RESPOSTA DE DIREÇÃO. RODANDO A BAIXAS VELOCIDADES, HÁ MAIS ASSISTÊNCIA E O VOLANTE PODE SER GIRADO POUCO PARA QUE SE MUDE DE DIREÇÃO. EM ALTAS VELOCIDADES O PROCESSO É INVERSO. HÁ MENOS ASSISTÊNCIA E DEVE-SE GIRAR MAIS O VOLANTE PARA QUE O SEDÃ MUDE DE TRAJETÓRIA. AINDA SOBRE A DIREÇÃO, VOLANTE TEM DIÂMETRO E EMPUNHADURA IDEAIS.

COM 4,81 METROS DE COMPRIMENTO, O 550I TEM 1,47 M DE ALTURA E 1,85 M DE LARGURA. A DISTRIBUIÇÃO DE PESO É PRÓXIMA DA PERFEITA: 51,4% NA DIANTEIRA, 48,6% NA TRASEIRA. GRAÇAS AOS 2,89 METROS DE DISTÂNCIA ENTRE EIXOS E À INTELIGÊNCIA EM DISPOR O INTERIOR, O ESPAÇO INTERNO É VASTO. COMPORTA BEM TRÊS ADULTOS NO BANCO DE TRÁS, EMBORA DOIS TENHAM MAIS CONFORTO – O ENCOSTO CENTRAL PODE SER REBATIDO, TORNANDO-SE APOIO PARA BRAÇO; POR ISSO INCOMODA AS COSTAS DE QUEM ALI SE SENTA.

?BANCO DO MOTORISTA POSSUI UM “EXTENSOR” LONGITUDINAL DO ASSENTO, ACIONADO ELETRICAMENTE, QUE PROPORCIONA MAIS APOIO PARA AS PERNAS E CONCORRE PARA A POSIÇÃO DE DIRIGIR PERFEITA. HÁ TELAS RETRÁTEIS NO VIDRO TRASEIRO, ACIONADA ELETRICAMENTE POR TECLA NA PORTA DO MOTORISTA, E NAS PORTAS TRASEIRAS MANUAIS. INTERESSANTE É O RECURSO DA PROJEÇÃO DO MOSTRADOR NO VIDRO DIANTEIRO CHAMADA PELA BMW DE “HEAD-UP-DISPLAY”, À FRENTE DO MOTORISTA. COLABORA PARA A SEGURANÇA, JÁ QUE O CONDUTOR NÃO PRECISA DESVIAR OS OLHOS DA ESTRADA.

O 550I É EQUIPADO COM O SISTEMA MULTIMÍDIA IDRIVE. POR MEIO DO BOTÃO NO CONSOLE CENTRAL É POSSÍVEL CONTROLAR AR-CONDICIONADO INDEPENDENTE MOTORISTA/PASSAGEIRO, SISTEMA DE SOM, COMPUTADOR DE BORDO E FUNÇÕES DE ENTRETENIMENTO. A PRINCÍPIO COMPLICADO, LEVA-SE ALGUM TEMPO PARA APRENDER TODOS OS RECURSOS DO IDRIVE.

HÁ UMA INFINIDADE DE RECURSOS ELETRÔNICOS, TODOS PARA AUXILIAR O DIRIGIR OU GARANTIR MAIOR SEGURANÇA. ASSISTÊNCIA PARA SAÍDAS, QUE EVITA O RECUO DO SEDÃ EM UMA LADEIRA, POR EXEMPLO; FRENAGEM DE EMERGÊNCIA, QUE PREVENTIVAMENTE DEIXA AS PASTILHAS DE FREIO MAIS PRÓXIMAS DOS DISCOS, CASO O MOTORISTA RETIRE O PÉ DO ACELERADOR ABRUPTAMENTE – REDUZ O TEMPO DE RESPOSTA DO FREIO. SISTEMA DE SECAGEM DOS FREIOS, QUE PERIÓDICA E IMPERCEPTIVELMENTE, QUANDO RODANDO SOBRE PISO MOLHADO, FAZ AS PASTILHAS TOCAREM OS DISCOS SEM QUE ISSO INTERFIRA NA DIREÇÃO OU NA VELOCIDADE. EVITA A FORMAÇÃO DE PELÍCULA DE ÁGUA, QUE COMPROMETERIA A FRENAGEM EFICAZ, SE NECESSÁRIA.

O SEDÃ É EQUIPADO AINDA COM SISTEMA DE COMPENSAÇÃO DE?FADING?DOS FREIOS PERDA DE EFICIÊNCIA POR SUPERAQUECIMENTO, AUMENTANDO A PRESSÃO NO SISTEMA. E TRAZ A FUNÇÃO DE “PARADA SUAVE”, QUE EVITA O MERGULHO EXCESSIVO DA DIANTEIRA EM FRENAGEM E REDUZ A PRESSÃO NOS FREIOS PARA “MATAR” A INÉRCIA, PRÓXIMO DA PARADA TOTAL.

QUILOMETRAGEM:
PORTAS: 4 PORTAS
COMBUSTÍVEL: GASOLINA
CÂMBIO: AUTOMÁTICO
ANO/MODELO: 2007/2007
CATEGORIA: SEMINOVO
VALOR:

OPCIONAIS

FOTOS

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