A PRIMEIRA GERAÇÃO DO BMW Z4 FOI DENOMINADA E85 NA FORMA ROADSTER E E86 NA FORMA COUPÉ. FOI DESENHADA PELO DESENHISTA DINAMARQUÊS ANDERS WARMING ENTRE 1998 E 2000. O Z4 FOI INTRODUZIDO NO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE PARIS EM 2002, COMEÇANDO A SER FABRICADO EM SETEMBRO DO MESMO ANO. É O SUCESSOR DO Z3, SENDO MAIOR E COMPLETAMENTE REDESENHADO, TAMBÉM UTILIZANDO UMA SUSPENSÃO MAIS AVANÇADA, A MULTILINK. INICIALMENTE ERA SÓ DISPONÍVEL NA VERSÃO ROADSTER, COM UM MOTOR 6 CILINDROS EM LINHA DE 2.5L OU 3.0L. A MELHORIA DA AERODINÂMICA DO MODELO PERMITIU UM COEFICIENTE DE ARRASTO(CX) DE 0.35.
O BMW Z4 UTILIZA MATERIAIS MAIS LEVES QUE O Z3 PARA COMPENSAR O AUMENTO DO TAMANHO, COMO UM CAPÔ DE ALUMÍNIO E TETO DE MAGNÉSIO. O USO DE PNEUS RUN-FLAT ELIMINOU A NECESSIDADE DE UM ESTEPE, O QUE, ALÉM DE DIMINUIR O PESO, AUMENTOU A CAPACIDADE DO PORTA-MALAS.
A GAMA DE MOTORES 6 CILINDROS FORAM INTEIRAMENTE CONSTRUÍDOS EM ALUMÍNIO, COM DUPLO COMANDO DE VÁLVULAS VARIÁVEL. NOVAS TECNOLOGIAS DE SEGURANÇA COMO FREIO A DISCO NAS 4 RODAS,ABS,CONTROLE ELETRÔNICO DE ESTABILIDADE E CONTROLE DE TRAÇÃO FORAM IMPLEMENTADAS. A DIREÇÃO ASSISTIDA ELÉTRICA É SENSÍVEL À VELOCIDADE, PERMITINDO MANOBRAS MAIS FÁCEIS A BAIXAS VELOCIDADES.