DURANTE O INÍCIO DOS ANOS 1960, AS MONTADORAS ESTAVAM EXPLORANDO NOVAS IDEIAS NOS SEGMENTOS DE LUXO PESSOAL E CARROS ESPECIAIS.A CHRYSLER, QUE ENTROU RAPIDAMENTE NO MERCADO DE CARROS ESPECIAIS, SELECIONOU SUA DIVISÃO DODGE PARA ENTRAR NO MERCADO COM UM CARRO ESPORTIVO DE,CORPO,MÉDIO DE TAMANHO,MÉDIO PARA SE ENCAIXAR ENTRE O,FORD MUSTANG"CARRO DE PÔNEI"E O "LUXO PESSOAL"FORD THUNDERBIRD.A INTENÇÃO ERA CRIAR UM VISUAL DE FASTBACK ENQUANTO COMPARTILHAVA O MÁXIMO POSSÍVEL DE HARDWARE DA EMPRESA EXISTENTE.
TODA A LINHA DE CARROCERIAS B PARA O ANO DE 1968 FOI REDESENHADA E O CHARGER FICOU AINDA MAIS DIFERENCIADO DOS,MODELOS,DODGE CORONET.OS ESFORÇOS DA PRIMEIRA GERAÇÃO PARA PARECER UM TANTO QUANTO CHIQUES FORAM ABANDONADOS EM FAVOR DO,PERFIL DE,GARRAFA DE COQUE DE,DUPLO DIAMANTE DO DESIGNER RICHARD SIAS, COM CURVAS EM TORNO DOS PÁRA-LAMAS DIANTEIROS E PAINÉIS TRASEIROS.AS CHAPAS DIANTEIRAS E TRASEIRAS FORAM PROJETADAS POR HARVEY J. WINN.A TRASEIRA TEVE UMA APARÊNCIA DE SAQUEADOR "KICK UP", INSPIRADA NOS VEÍCULOS DE CORRIDA DO GRUPO 7.O TELHADO DE FASTBACK TINHA IDO EMBORA, EM FAVOR DE UM "CONTRAFORTE VOADOR" SEMELHANTE AO DO,PONTIAC GTO DE 1966-67.O CARREGADOR MANTEVE A SUA GRADE DE FAROL OCULTO DE LARGURA TOTAL, MAS UMA TAMPA OPERADA A VÁCUO SUBSTITUIU OS FARÓIS DE ROTAÇÃO DO MOTOR ELÉTRICO.AS LANTERNAS DIANTEIRAS DE LARGURA TOTAL ANTERIORES FORAM SUBSTITUÍDAS POR UNIDADES CIRCULARES DUPLAS SOB A DIREÇÃO DO VICE-PRESIDENTE DA STYLING, ELWOOD P. ENGEL.DUAS VIEIRAS FORAM ADICIONADAS ÀS PORTAS E AO CAPÔ.
DENTRO, NUMEROSOS "DOWNSCALINGS" ERAM EVIDENTES.UM ASSENTO TRASEIRO FIXO CONVENCIONAL SUBSTITUIU O DESIGN DE ASSENTO DE CAÇAMBA DOBRÁVEL.A ÁREA DE TRONCO CONVENCIONAL INCLUÍA UM TAPETE DE VINIL, EM VEZ DA ÁREA DE CARGA ACARPETADA DO MODELO ANTERIOR.O CONSOLE CENTRAL NA FRENTE PERMANECEU, MAS NÃO HAVIA APOIO DE BRAÇO CENTRAL.O TACÔMETRO AGORA ERA OPCIONAL EM VEZ DE PADRÃO E OS MEDIDORES ELETROLUMINESCENTES DESAPARECERAM EM FAVOR DE UM PROJETO CONVENCIONAL.MESMO AS OPÇÕES DE MOTOR DO MODELO ACABARAM SENDO REDUZIDAS NO MEIO DO ANO, QUANDO O PADRÃO V8 DE 2-BBL DE 318 POL. (5,2 L) FOI SUBSTITUÍDO PELO DENTE INCLINADO BÁSICO DE 225 PÉS CÚBICOS (3,7 L) DA CHRYSLER.O 383-2 E O 383-4 PERMANECERAM INALTERADOS