VÁRIAS EMPRESAS AUTOMOBILÍSTICAS NOS ESTADOS UNIDOS USARAM A DESIGNAÇÃO "SUBURBAN" PARA INDICAR UM CARRO TIPO JANELA, TIPO STATION WAGON, EM UMA ESTRUTURA COMERCIAL INCLUINDO DESOTO,DODGE,PLYMOUTH,STUDEBAKER,NASH,CHEVROLET E GMC. O NOME (WESTCHESTER) SUBURBAN ERA, NA VERDADE, UMA MARCA REGISTRADA DA US BODY AND FORGING CO. DE TELL CITY, INDIANA, QUE CONSTRUÍA CARROCERIAS DE MADEIRA PARA TODOS ESSES CHASSIS DE AUTOMÓVEIS E CAMINHÕES LEVES E MUITO MAIS.
CHEVROLET COMEÇOU A PRODUÇÃO DO SEU TODO-AÇO "TRANSPORTE-SUBURBANO" EM 1935.A GMC LANÇOU SUA VERSÃO EM 1937. ESSES VEÍCULOS TAMBÉM ERAM CONHECIDOS COMO "SUBURBAN CARRYALL", ATÉ QUE A GM ENCURTOU O NOME PARA "SUBURBAN". O EQUIVALENTE DA GMC AO MODELO CHEVROLET FOI ORIGINALMENTE CHAMADO DE "SUBURBAN", ATÉ SER RENOMEADO COMO "YUKON XL" PARA O ANO DE 2000.
COM O FIM DA PRODUÇÃO DO DODGE TOWN WAGON EM 1966 E DA PERUA PLYMOUTH FURY SUBURBAN EM 1978, SOMENTE A GENERAL MOTORS CONTINUOU FABRICANDO UM VEÍCULO COM A MARCA "SUBURBAN", E A GM RECEBEU UMA MARCA EXCLUSIVA EM 1988. O CHEVROLET SUBURBAN É UM DOS MAIORES UTILITÁRIOS ESPORTIVOS ATUALMENTE NO MERCADO. SOBREVIVEU A VEÍCULOS COMPETITIVOS, COMO O INTERNATIONAL HARVESTER TRAVELALL, O JEEP WAGONEER E O FORD EXCURSION. O MAIS RECENTE CONCORRENTE É O FORD EXPEDITION EL ESTENDIDO, QUE SUBSTITUIU A EXCURSION.
O SUBURBAN DE HOJE É UM SUV DE TAMANHO FULL-SIZE, COM TRÊS FILEIRAS DE ASSENTOS, UMA ESTRUTURA DE PICK-UP COMPLETA E MOTOR V8. O SUBURBAN TEM A MESMA ALTURA E LARGURA QUE O CHEVROLET TAHOE, EMBORA O SUBURBAN TENHA MAIS 20 POLEGADAS (510 MM). O COMPRIMENTO EXTRA FORNECE UMA ÁREA DE CARGA DE TAMANHO NORMAL ATRÁS DA ÁREA DE 9 PASSAGEIROS. DE 1973 A 2013, ELE ESTAVA DISPONÍVEL NAS VERSÕES DE MEIA TONELADA E 3/4 DE TONELADA, ESTA ÚLTIMA DESCONTINUADA APÓS O ANO DE 2013, MAS FOI REVIVIDA EM 2015 COMO UM VEÍCULO EXCLUSIVO PARA A FROTA PARA O MODELO DE 2016.
NOS ÚLTIMOS ANOS, O SUBURBAN TEM SIDO USADO COMO UM SUV DA POLÍCIA, VEÍCULO DO CHEFE DOS BOMBEIROS OU VEÍCULO EMS. OS SUBURBAN TAMBÉM SÃO USADOS COMO LIMUSINES. SUBURBAN PRETOS SÃO COMUMENTE USADOS POR SERVIÇOS DE INTELIGÊNCIA FEDERAIS, COMO O SERVIÇO SECRETO, POR EXEMPLO. O SERVIÇO SECRETO OPERA VERSÕES TOTALMENTE BLINDADAS DO SUBURBAN PARA O,PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS,QUANDO ELE PARTICIPA DE COMPROMISSOS MENOS FORMAIS.
NO FINAL DA DÉCADA DE 1990, A GM TAMBÉM LANÇOU UMA VERSÃO RHD DO SUBURBAN, COM O NOME DE HOLDEN, PARA O MERCADO AUSTRALIANO. AS VENDAS FORAM BAIXAS E A GM RETIROU O MODELO EM 2000 DA LINHA DE HOLDEN.
HOUVE DOZE GERAÇÕES DE SUBÚRBIOS DA CHEVROLET DESDE SUA ESTRÉIA EM 1935, O MAIS RECENTE (MODELO DE 2015) ENTROU EM SHOWROOMS EM FEVEREIRO DE 2014. EM 2015, A CHEVROLET COMEMOROU O 80 ANIVERSÁRIO DA SUBURBAN COM A FÁBRICA DE ARLINGTON ASSEMBLY INAUGURANDO 10 MILHÕES DE VEÍCULO CONSTRUÍDO NA INSTALAÇÃO DESDE A INAUGURAÇÃO EM 1954, UM SUBURBAN LTZ 2015 PRETO.ISTO MARCOU A SEGUNDA VEZ NA HISTÓRIA DO SUBURBAN QUE ALCANÇOU ESTA HONRA, COMO O DÉCIMO SUBURBAN DE GERAÇÃO DE 2011 TAMBÉM FOI O 9 MILHÕES DE VEÍCULO CONSTRUÍDO LÁ
UM ESTUDO DO ISEECARS.COM DE 2018 IDENTIFICOU O CHEVROLET SUBURBAN COMO O CARRO QUE É MAIS UTILIZADO A CADA ANO.?UM ESTUDO DO ISEECARS.COM DE 2019 CLASSIFICOU O CHEVROLET SUBURBAN COMO O SEGUNDO VEÍCULO DE MAIOR DURABILIDADE.
EM UM ARTIGO DE 26 DE FEVEREIRO DE 2018 COMEMORANDO O 83 ANO DO VEÍCULO, CAR AND DRIVER OBSERVA QUE A LONGEVIDADE DO SUBURBAN, SEU APELO AOS CLIENTES EM GERAL, INDEPENDENTEMENTE DE RAÇA, SEXO, CLASSE OU AFILIAÇÃO POLÍTICA. E UMA LEALDADE ÚNICA AO SUV. EM ENTREVISTA AO EXECUTIVO DE MARKETING DE CAMINHÃO / SUV DA CHEVROLET, SANDOR PISZAR, QUE LEMBRA DE UM EVENTO COMEMORANDO O 100 ANIVERSÁRIO DA DIVISÃO DE CAMINHÕES QUANDO PERGUNTADO SOBRE O QUE CHAMARAM DE SEUS VEÍCULOS: "É UMA PERGUNTA ENGRAÇADA, MAS É UM PONTO INTRIGANTE", DIZ PISZAR . “AS PESSOAS DIZEM O QUE AMAM. E ELES AMAM SEUS SUBURBANS.
OS SUBURBANS BASEADOS NO GMT800 FORAM INTRODUZIDOS NO FINAL DE DEZEMBRO DE 1999 (SOMENTE NO TEXAS) E JANEIRO DE 2000 (NACIONALMENTE) COMO MODELO DE 2000. ELES FORAM VENDIDOS EM DUAS SÉRIES: 1/2-TON 1500 E 3/4-TON 2500. SUBURBANS VEIO EM BASE, LS E LT TRIMS. OPCIONAL FOI O BOTÃO DE PRESSÃO 4WD COM CAIXA DE TRANSFERÊNCIA DE BAIXO ALCANCE. UM ENGATE DE REBOQUE COM PLUGUE DE FIAÇÃO DE REBOQUE ERA OPCIONAL.
AGORA FALANDO DESSE MODELO,EM 2002, VÁRIAS CARACTERÍSTICAS OPCIONAIS TORNARAM O EQUIPAMENTO PADRÃO NO MODELO LS, INCLUINDO AR CONDICIONADO FRONTAL E TRASEIRO, RODAS DE LIGA LEVE, VIDROS ELÉTRICOS, BANCOS DIANTEIROS ELÉTRICOS, DEGRAUS LATERAIS, FARÓIS DE NEBLINA E ESPELHOS RETROVISORES EXTERNOS AQUECIDOS. MODELOS BÁSICOS FORAM DESCONTINUADOS, DEIXANDO LS E LT. A VARIANTE VORTEC 5300 L59 DA SÉRIE 1500 ADICIONOU A CAPACIDADE FLEX. O MOTOR 6.0 NÃO ESTAVA DISPONÍVEL NA SÉRIE 1500.