A PRIMEIRA VERSÃO DE ALTO DESEMPENHO DA MERCEDES ERA LANÇADA EM 1996: A E36 AMG, DESENVOLVIDA PELA “PREPARADORA DE CASA” DA MARCA, QUE EM 1993 HAVIA FEITO SEU PRIMEIRO TRABALHO PARA VENDA NAS CONCESSIONÁRIAS MERCEDES, O C36 AMG. O MOTOR DE SEIS CILINDROS EM LINHA E 3,6 LITROS PRODUZIA 280 CV E 39,3 M.KGF, O BASTANTE PARA ACELERAR DE 0 A 100 KM/H EM 6,7 SEGUNDOS E ALCANÇAR VELOCIDADE MÁXIMA DE 250 KM/H (LIMITE ELETRÔNICO). NO ANO SEGUINTE CHEGAVA O E50 AMG COM UM V8 DE 5,0 LITROS, 347 CV E 49,1 M.KGF, APTO A 0-100 EM 6,2 S.
DEPOIS DO E36 E DO E50, A PREPARADORA AMG COLOCOU UM V8 DE 354 CV SOB O CAPÔ DO E55 AMG, QUE ACELERAVA MAIS QUE FERRARI E CORVETTE: 0 A 100 EM 5,4 SEGUNDOS.OS MOTORES DE SEIS CILINDROS EM LINHA NÃO FICARAM MUITO TEMPO NO W210: MARÇO DE 1997 TRAZIA NOVOS V6 DE 2,8 LITROS (204 CV E 28 M.KGF) NO E 280 E 3,2 LITROS (224 CV E 32 M.KGF) NO E 320, COM TRÊS VÁLVULAS POR CILINDRO, SOLUÇÃO QUE A MERCEDES JULGAVA IDEAL. TAMBÉM NOVO ERA O E 300 TURBODIESEL COM SEIS CILINDROS, 3,0 LITROS, 177 CV E 33,6 M.KGF. OUTRAS NOVIDADES ERAM ASSISTÊNCIA ADICIONAL EM FRENAGENS DE EMERGÊNCIA (BAS), BOLSAS INFLÁVEIS LATERAIS DIANTEIRAS DE SÉRIE E INDICADOR DE MANUTENÇÃO COM INTERVALO VARIÁVEL CONFORME AS CONDIÇÕES DE USO.
MAIS MOTORES APARECIAM NA LINHA 1998. O E 230 DAVA LUGAR AO E 240 COM UM V6 DE 2,4 LITROS (170 CV E 23 M.KGF), ENQUANTO O E 420 CEDIA ESPAÇO AO E 430 DE 4,3 LITROS, COM POTÊNCIA E TORQUE INALTERADOS. NA SÉRIE AMG O E50 ERA SUBSTITUÍDO PELO E55 AMG: AGORA COM 5,4 LITROS, O V8 DESENVOLVIA 354 CV E 54 M.KGF, SUFICIENTES PARA 0-100 EM 5,4 S, MANTENDO O LIMITE DE VELOCIDADE MÁXIMA. RODAS DE 18 POLEGADAS COM PNEUS MAIS LARGOS (265/35) NA TRASEIRA, DEFLETOR DIANTEIRO E SAIAS LATERAIS CONFERIAM UMA SUTIL ESPORTIVIDADE AO SEDÃ E À PERUA. ALGUNS SAÍRAM COM TRAÇÃO INTEGRAL.
EM COMPARATIVO DO E55 AO?JAGUAR XJR, A REVISTA"ROAD & TRACK"CONSTATOU QUE AMBOS ACELERAVAM ATÉ 96 KM/H MAIS RÁPIDO QUE UM FERRARI F355,OU UM CHEVROLET CORVETTE,E QUE NO SLALOM, DESVIO ENTRE CONES, O AMG SUPERAVA DODGE VIPER E PORSCHE 911. “ALÉM DOS NÚMEROS, O MERCEDES TEM UM RODAR FIRME E EXCELENTE ADERÊNCIA, MAS A TRASEIRA PODE SAIR COM O ÂNGULO QUE VOCÊ QUISER TUDO INSPIRA MUITA CONFIANÇA”. ELE FOI MELHOR QUE O JAGUAR EM MOTOR, FREIOS, QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO E PORTA-MALAS, PERDENDO EM CONFORTO DE RODAGEM E ESTILO INTERNO.