PORSCHE 911 CARRERA

DESDE SUA FUNDAÇÃO, A PORSCHE PRODUZIA APENAS UMA LINHA DE VEÍCULOS, A PORSCHE 356. EMBORA FOSSE UM CARRO NOTÁVEL, A VERDADE ERA QUE O MODELO, BASEADO NO PROJETO VOLKSWAGEN FUSCA, COMEÇAVA A DEMONSTRAR SINAIS DE CANSAÇO POR VOLTA DO FINAL DOS ANOS 1950. ASSIM, NESTE PERÍODO, AO MESMO TEMPO EM QUE INVESTIA NAS FUTURAS LINHAS 356 B E C, A PORSCHE COMEÇOU O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO INTEIRAMENTE NOVO.

POR SE TRATAR DE UMA COMPANHIA PEQUENA NA ÉPOCA, A PORSCHE LEVOU BEM A SÉRIO O DESENVOLVIMENTO DO SUCESSOR DE SUA PRINCIPAL (E ÚNICA) LINHA DE AUTOMÓVEIS, SABENDO QUE UM FRACASSO PODERIA ACABAR COM A EMPRESA. ASSIM, ENTRE 1959 E 1961 VÁRIOS MODELOS FORAM PRODUZIDOS. O MODELO 695 T-7, DE 1961, SE MOSTROU O MAIS PROMISSOR DELES – PRODUTO DOS ESFORÇOS DE, FERDINAND ALEXANDER "BUTZI" PORSCHE,E ERWIN KOMENDA,(ESTE JÁ NÃO TÃO ENVOLVIDO QUANTO NA ÉPOCA DO 356). INCLUSIVE, CONTA-SE QUE A ESCOLHA DA FÁBRICA DE CARROCERIAS REUTTER FOI, PRINCIPALMENTE, PARA EVITAR CONFLITOS ENTRE BUTZI E KOMENDA.

INICIALMENTE PLANEJADO COMO UMA LINHA ADICIONAL, POR POUCO ELE NÃO FOI DIRECIONADO AO NICHO DE MERCADO OCUPADO PELOS SEDÃS MERCEDES. COM ENTRE-EIXOS 100MM MAIS LONGO DO QUE O 356, O 695 ERA PRATICAMENTE UM QUATRO LUGARES, COM UM MOTOR PLANEJADO DE SEIS CILINDROS, MESMA ESTRUTURA COM MONOBLOCO PORSCHE 356 E A CARROCERIA BÁSICA DO QUE VIRIA A SER O 911 – PORÉM COM A PARTE TRASEIRA MUITO DIFERENTE (O CARRO ERA, BASICAMENTE, UM SEDÃ, FICANDO ENTRE A CONFIGURAÇÃO 2+2 E QUATRO LUGARES). OS MOTORES TESTADOS FORAM OS DO 356 CARRERA 2 (TYPE 587/1) E O MAIS COMPLEXO TYPE 745, UM SEIS CILINDROS DE 2,0 L, UM POUCO DIFERENTE DO MOTOR "901" DESENVOLVIDO POSTERIORMENTE.

QUUANDO FERRY PORSCHE,PERCEBEU QUE A MELHOR APOSTA SERIA UM "FASTBACK",2+2 PARA SUCEDER AO 356 NO MESMO NICHO DESTE, BUTZI PORSCHE REDESENHOU A TRASEIRA DO PROTÓTIPO, DANDO ORIGEM AO MODELO 901. COM SUSPENSÃO DIANTEIRA MCPHERSON, INTEIRAMENTE NOVA, FREIO A DISCO NAS QUATRO RODAS (COMO O 356 C) E SUSPENSÃO TRASEIRA LIGEIRAMENTE MELHORADA COM RELAÇÃO AO 356, O CARRO ERA, PARA TODOS OS EFEITOS, O 911 FINALIZADO.

AO SER APRESENTADO NO SALÃO DE FRANKFURT DE 1963, O CARRO FOI UM SUCESSO IMEDIATO. PORÉM, NUMA HISTÓRIA AMPLAMENTE CONHECIDA NO MEIO AUTOMOBILÍSTICO, A PEUGEOT,CONSEGUIU FAZER A PORSCHE MUDAR O NOME DO CARRO, ALEGANDO QUE POSSUÍA OS DIREITOS DOS NOMES DE VEÍCULOS COMPOSTOS DE TRÊS ALGARISMOS E UM ZERO NO MEIO. ASSIM, MUDANDO APENAS UM NÚMERO, A PORSCHE CRIAVA UMA MARCA QUE A ACOMPANHARIA ATÉ HOJE.

ALGUNS MODELOS CARREGANDO AINDA A DESIGNAÇÃO 10.132.938.394 CHEGARAM A SER PRODUZIDOS, E SÃO BEM RAROS ATUALMENTE. ENTRETANTO, DE 1964 EM DIANTE, MESMO QUANDO MUDAVA A DESIGNAÇÃO INTERNA (DE ONDE VINHAM OS NOMES ATÉ ENTÃO, COMO "356", "695" OU MESMO "901"), OS DIFERENTES MODELOS DA CATEGORIA CONTINUARAM A SER CHAMADOS DE,911,

O ANO EM QUESTÃO É 1984, UM NOVO CARRO, COM MOTOR DE 3.2L, SUBSTITUIU O MODELO SC 3.0L. EMBORA VENDIDO COMO "911 CARRERA", ELE FICOU CONHECIDO MESMO COMO "3.2 CARRERA", NA PRIMEIRA VEZ EM QUE A MARCA ESPORTIVA FOI APLICADA AO 911 BÁSICO. A POTÊNCIA FOI AMPLIADA PARA 231BHP (BRAKE HORSE POWER), FREIOS FORAM MELHORADAS E OS DISCOS RETRABALHADOS, PARA QUE ESFRIASSEM MAIS RÁPIDO; A INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL FOI MELHORADA PARA AUMENTAR A CONFIABILIDADE, E O CARRO COMO UM TODO FICOU MAIS REFINADO. OS MODELOS ASPIRADOS PASSARAM A SER DISPONIBILIZADOS COM VISUAL "TURBO-LOOK" OU "SUPER SPORT", UM ESTILO QUE REMETIA AOS MODELOS TURBO, COM PARA-LAMAS MAIORES E O SPOILER "RABO DE BALEIA", EMBORA NADA DISSO SIGNIFICASSE MUDANÇAS NA MECÂNICA.

QUILOMETRAGEM:
PORTAS: 2 PORTAS
COMBUSTÍVEL: GASOLINA
CÂMBIO: MANUAL
ANO/MODELO: 1984/1984
CATEGORIA: SEMINOVO
VALOR: R$ 0,00

OPCIONAIS

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