A ORIGEM AMERICANA
O MAIOR CARRO JÁ PRODUZIDO NO BRASIL TEM SUAS RAÍZES NOS ESTADOS UNIDOS, PAÍS SEDE DA FORD, A FÁBRICA QUE CRIOU E TROUXE AO PÚBLICO A LINHA GALAXIE. EM 1959 O NOME GALAXIE 500 SURGE ANUNCIANDO A VERSÃO TOP DE LINHA DO SUCESSO FAIRLANE, ATÉ ENTÃO O MAIS COBIÇADO SEDAN DA MARCA.O NOME É UMA ALUSÃO A ERA DA CORRIDA ESPACIAL (GALAXIE–REMETE A PALAVRA INGLESA GALAXY,EM PORTUGUÊS GALÁXIA) E O NÚMERO 500 É INSPIRADO NA VITÓRIA DA 500 MILHAS DE DAYTONA (1958).
EM 1960 O GALAXIE 500 TORNA-SE O SUCESSOR NATURAL DA FAMÍLIA FAIRLANE (EM ATIVIDADE DESDE 1956), UMA CARACTERÍSTICA DO MODELO É A PRESENÇA CONSTANTE DE IMPONENTES MOTORES V8 DEBAIXO DO CAPÔ. DURANTE A DÉCADA DE 60 OS MAIORES MOTORES DA LINHA FORD TROUXERAM FORÇA E VITALIDADE AO CARRO, UMA FORÇA QUE VARIAVA ENTRE “COMUNS” 200CV E PODIAM PASSAR DOS 400CV, DE ACORDO COM A CILINDRADA OFERECIDA ENTRE OS “SMALL E BIG BLOCKS” (BLOCOS PEQUENOS E GRANDES), PARA CADA TIPO DE MOTOR CILINDRADAS QUE VARIAVAM A RELAÇÃO PESO-POTÊNCIA, TORNANDO-O UM CARRO VERSÁTIL, DE FAMILIAR A ESPORTIVO.
DURANTE A TRAJETÓRIA O VEÍCULO RECEBEU DIVERSAS OPÇÕES DE CARROCERIAS, ENTRE ELAS: SEDAN (4 PORTAS TRÊS VOLUMES), SPORT SEDAN (TRÊS VOLUMES, 4 PORTAS E SEM COLUNA), COUPÉ (DUAS PORTAS SEM COLUNA), CONVERSÍVEL, PICK-UP (PEQUENA CAMINHONETE COM ACABAMENTO SOFISTICADO), RANCHERO (CAMINHONETE COM ACABAMENTO RÚSTICO), STATION WAGON (PERUA COM 4 PORTAS) E AMBULANCE (VERSÃO ALONGADA DA STATION WAGON).
MAS SEM DÚVIDA ALGUMA ENTRE OS MAIS NOSTÁLGICOS GALAXIES NORTE-AMERICANOS ESTÁ O 7 LITRE, QUE PODERIAM SAIR TANTO NA VERSÃO CONVERSÍVEL, QUANTO NA COUPÉ E QUE OSTENTAVAM OS MOTORES (427, 428 OU 429) OS MAIORES DA ÉPOCA. ESSAS VERSÕES FORAM AS RESPONSÁVEIS PELO SUCESSO DO AUTOMÓVEL NA NASCAR E EM DIVERSAS COMPETIÇÕES, POPULARMENTE CHAMADAS DE “CORRA NO DOMINGO E VENDA NA SEGUNDA”, ONDE OS GALAXIE 7 LITRE ERAM VENDIDOS POR PREÇOS ACESSÍVEIS AOS PILOTOS DE FINAL DE SEMANA, COM O COMPROMISSO DE PARTICIPAREM DE UM NÚMERO PRÉ-DETERMINADO DE CORRIDAS. O SUCESSO COM AS VITÓRIAS NAS CATEGORIAS ERA TANTO QUE, NAS SEGUNDAS-FEIRAS, AS CONCESSIONÁRIAS FORD LOTAVAM DE PEDIDOS PARA TODA A FAMÍLIA GALAXIE.
O GALAXIE CONTINUOU COMO O ABSOLUTO REI ENTRE OS MODELOS DA FORD, EM SEU CURRÍCULO CARREGOU AS VERSÕES LTD, LTD/LANDAU E BROUGHAN DE APELO FAMILIAR E LUXUOSO, CARACTERÍSTICAS QUE VIERAM PARA MANTER VIVO O AUTOMÓVEL TOP DE LINHA DA MARCA. EM 1974 O NOME GALAXIE APOSENTA-SE, NOS ESTADOS UNIDOS DEPOIS DE 16 ANOS NA ATIVA, MAS DEIXA SEUS HERDEIROS POIS O LTD FOI SEU SUBSTITUTO NATURAL. DE CERTA FORMA O VEÍCULO CONTINUA AINDA VIVO, SÓ QUE COM O NOME DE CROWN VICTÓRIA, A ESTRUTURA É MANTIDA, UM CARRO DE GRANDES DIMENSÕES, MUITO CONFORTO DESDE AS VERSÕES MAIS ESPARTANAS E CONSTRUÇÃO DE CARROCERIA EM UM CHASSI. TRADICIONALMENTE AINDA COM UM MOTOR V8 A DIANTEIRA E TRAÇÃO TRASEIRA. DEVIDO A ROBUSTEZ ELE, AINDA HOJE, É UM DOS PREFERIDOS PELAS PATRULHAS POLICIAIS, TAXISTAS E FAMÍLIAS EM TODO O CONTINENTE NORTE-AMERICANO.
O ELO DE LIGAÇÃO
EM 1966 O GALAXIE AMERICANO SERVE DE INSPIRAÇÃO PARA SUA VERSÃO “TUPINIQUIM”, MAS POR AQUI A ÚNICA CARROCERIA UTILIZADA FOI A SEDAN E A MOTORIZAÇÃO ESCOLHIDA FOI O MOTOR V8 272, QUE JÁ ERA USADO POR AQUI NOS CAMINHÕES DA MARCA. ALGUNS DETALHES ESTÉTICOS FORAM SUBSTITUÍDOS EM FUNÇÃO DE UM MELHOR APROVEITAMENTO DA LINHA DE PRODUÇÃO.
O GALAXIE NO BRASIL
EM 1967, MAIS PRECISAMENTE NO DIA 16 DE FEVEREIRO O PRIMEIRO FORD GALAXIE 500 SAÍ DA LINHA DE MONTAGEM, O CARRO JÁ TINHA CHAMADO À ATENÇÃO DO PÚBLICO NO FINAL DO ANO ANTERIOR NO “V SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO” E MARCOU SUA ÉPOCA POR SER O PRIMEIRO AUTOMÓVEL DE PASSEIO NACIONAL DA FORD.
O GALAXIE CAIU COMO UMA LUVA NA PLANTA NACIONAL, POIS ATENDIA OS PEDIDOS DO PÚBLICO POR UM VEÍCULO CONFORTÁVEL E MODERNO E TAMBÉM PODERIA RECEBER A MECÂNICA DOS UTILITÁRIOS QUE JÁ CIRCULAVAM POR AQUI, ALIANDO ASSIM ECONOMIA EM ESCALA INDUSTRIAL E SATISFAÇÃO DO CLIENTE.
O MOTOR V8 272 DE 164CV E O CÂMBIO DE TRÊS MARCHAS FORMAVAM UM CONJUNTO MECÂNICO ROBUSTO E AO MESMO TEMPO MACIO PROPORCIONANDO UM ROLAR CONFORTÁVEL, MESMO NAS PAVIMENTAÇÕES DE PÉSSIMA QUALIDADE DA ÉPOCA.POR FORA A CARROCERIA GRANDE COM 5,40M DE COMPRIMENTO E 1,99M DE LARGURA (MEDIDO DA MAÇANETA A MAÇANETA), FRISOS DE ALUMÍNIO CONTORNANDO AS CAIXAS DE RODAS, NAS LATERAIS ENTRE OS RECORTES DOS PARA-LAMAS E NA GRADE DIANTEIRA.
OS CROMADOS DOS PARA-CHOQUES CONFERIAM AINDA MAIS BRILHO AO ELEGANTE MODELO, AO MESMO TEMPO GRANDE E ESGUIO, UM DESENHO EM BOA PARTE CONFERIDO PELA FRENTE COM DOIS PARES DE FARÓIS DISPOSTOS NA VERTICAL.
A GRADE EM ALUMÍNIO POLIDO INTEIRISSA COM UMA ABERTURA HORIZONTAL CENTRAL (DE PONTA A PONTA) ACOMODAVA AS LUZES DE DIREÇÃO DIANTEIRAS (OS PISCAS). NO CENTRO DO CAPÔ DO MOTOR, NA DIANTEIRA A INSCRIÇÃO FORD EM QUATRO LETRAS POSICIONADAS SEPARADAMENTE E NO TOPO UM ELEGANTE ADORNO, CONHECIDO COMO MIRA, COM TRÊS LEÕES DESENHADOS.
NOS PARA-LAMAS DIANTEIROS, APOIADO NO VINCO DA LINHA DA CINTURA, UM BRASÃO COM A INSCRIÇÃO FORD E OS TRÊS LEÕES DISPOSTOS NA VERTICAL (OS MESMOS DA MIRA). NA PARTE SUPERIOR DO DIREITO A ANTENA ELEGANTEMENTE APOIADA COM UM ACABAMENTO RETANGULAR CROMADO.NO PARA-LAMA TRASEIRO ESQUERDO UMA TAMPA RETANGULAR ABRIGA O BOCAL DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL, A TAMPA LISA E SEM CHAVE DE PROTEÇÃO DÁ ACESSO AO COMPARTIMENTO COM CAPACIDADE TOTAL DE 76 LITROS.A TRASEIRA ELEGANTE DEMONSTRAVA CLARAMENTE A GRANDE “VIRTUDE” DO PORTA-MALAS ACOMODAR MUITA BAGAGEM. O DESENHO MANTINHA BELEZA DOS CROMADOS E ADORNOS COM A PRATICIDADE DA TAMPA QUE CHEGA ATÉ A ALTURA DO PARA-CHOQUES TRASEIRO, FACILITANDO O ACESSO AO COMPARTIMENTO.
BOA PARTE DA HARMONIA E BELEZA DA TRASEIRA SÃO PROPORCIONADAS PELAS LANTERNAS VERMELHAS DE DESENHO QUADRADO, ENFEITADAS POR UM PEQUENO QUADRADO BRANCO AO CENTRO COM ADORNOS QUE LHE CONFEREM A APARÊNCIA DE UMA MIRA.OS CONTORNOS DAS LANTERNAS SÃO DESTACADOS POR UM FRISO CROMADO, UM OUTRO CONJUNTO DE FRISOS FORMAM UM GRANDE RETÂNGULO QUE ULTRAPASSA OS LIMITES DA TAMPA TRASEIRA E CHEGAM ÀS LANTERNAS, AO CENTRO QUATRO LETRAS FORMAM A INSCRIÇÃO FORD,PARA ACOMODAR AS BAGAGENS MUITA SIMPLICIDADE, NADA DE FORRAÇÕES, CARPETES OU TAPETES, SOMENTE A PARTE INTERNA DA LATARIA PINTADA NA COR DO CARRO.
CORES GALÁTICAS
A CARROCERIA TROUXE PINTURAS EM OITO TONS DE CORES (TODOS SÓLIDOS) OS NOMES TRAZIAM ALUSÕES A ELEMENTOS ESPACIAIS: VERMELHO MARTE, BEGE TERRA, VERDE JÚPITER, PRETO SIDERAL, CINZA CÓSMICO, AZUL INFINITO, AZUL ÁGENA E BRANCO GLACIAL. OPCIONALMENTE A CAPOTA PODERIA VIR NA COR BRANCO GLACIAL CRIANDO, ASSIM, O EFEITO “SAIA E BLUSA”.
AS RODAS, PINTADAS NA COR DA CARROCERIA DO VEÍCULO PODERIAM SER EQUIPADAS COM DUAS OPÇÕES DE CALOTAS. UMA PEQUENA, QUE COBRIA O CONJUNTO DE PORCAS E PRISIONEIROS, FEITA EM METAL CROMADO COM PEQUENOS DETALHES EM PRETO FOSCO VINÍLICO COM A INSCRIÇÃO FORD MARCADA TRÊS VEZES NO CENTRO.
A OUTRA OPÇÃO ERAM AS CHAMADAS “SUPERCALOTAS” QUE COBRIAM AS RODAS POR COMPLETO, FEITAS EM ALUMÍNIO POLIDO COM OS REBAIXOS PINTADOS EM PRETO FOSCO VINÍLICO E COM O MIOLO EM ACRÍLICO COM FUNDO REFLETIVO EM VERMELHO.
INTERIOR
A TAPEÇARIA É CONSIDERADA UM SHOW DE BELEZA À PARTE, OS BANCOS INTEIRIÇOS, PODERIAM SER REVESTIDOS EM VINIL OU COMBINAR A FORRAÇÃO DE TECIDO COM VINIL. ENFEITES NO TECIDO COM FAIXAS DECORADAS CONFERIAM REQUINTE A TAPEÇARIA, TUDO DESENHADO EM RELEVO (CHAMADO DE “COSTURA ELETRÔNICA”) OS ASSENTOS COMBINAM COM AS FORRAÇÕES DE PORTA QUE OSTENTAM FILETES CROMADOS ENTRE OS MATERIAIS DE FORRAÇÃO.
O INTERIOR PODERIA VIR NAS CORES, PRETO, BEGE, AZUL OU VERMELHO, QUE COMBINADAS COM A CARROCERIA FORMAVAM UM LEQUE COM 52 POSSIBILIDADES DE COMBINAÇÕES CORES. O PAINEL MANTINHA A ALMOFADA DOS INSTRUMENTOS NA COR DOS ESTOFAMENTOS ASSIM COMO O VINIL DA PARTE SUPERIOR DO PAINEL. O DESENHO TAMBÉM TRAZIA DETALHES, EM COSTURA ELETRÔNICA, FORMANDO GOMOS RETOS.
PRAZER AO DIRIGIR
AJUDADO PELA DIREÇÃO HIDRÁULICA E PELA ERGONOMIA DO PAINEL, O GALAXIE PODE SER PRAZEROSO SIMPLES E EFICIENTE DE SE CONDUZIR. PARA MONITORAR NÃO É NECESSÁRIO DESVIAR O CAMPO DE VISÃO DO MOTORISTA,TÃO POUCO É PRECISO GRANDES DESLOCAMENTOS DO FOCO DE ATENÇÃO.
COM O MEDIDOR DE NÍVEL DO COMBUSTÍVEL À ESQUERDA, VELOCÍMETRO AO CENTRO E ABAIXO DELE O RELÓGIO DE HORAS. AINDA NO QUADRO PRINCIPAL DO PAINEL, DESLOCADO PARA O CENTRO, O MIOLO DE CONTATO DA IGNIÇÃO.
AS LUZES-ESPIA TAMBÉM AJUDAVAM A PERCEBER AS CONDIÇÕES MECÂNICAS, UMA PARA ALERTAR SE O MOTOR AINDA ESTÁ FRIO, OUTRA PARA AVISAR O SUPERAQUECIMENTO E UMA TERCEIRA QUE ALERTA SOBRE O NÍVEL DE ÓLEO.
ABAIXO DO PAINEL, AO LADO ESQUERDO ENCONTRA-SE TAMBÉM UMA LÂMPADA INTERMITENTE QUE AVISA O ACIONAMENTO DO FREIO DE ESTACIONAMENTO (FEITO COM O PÉ, COMO NAS CAMINHONETES ATUAIS). PARA COMANDAR A VENTILAÇÃO INTERNA E O ACENDIMENTO DAS LUZES BOTÕES CROMADOS, PARECIDOS COM O DO RÁDIO AM, ITEM DE SÉRIE. DENTRO DO PORTA-LUVAS UM INTERESSANTE “CLIPE” PERMITE A FIXAÇÃO DE DOCUMENTOS.
OS DETALHES CROMADOS INTERNOS FICAVAM POR CONTA DO RETROVISOR INTERNO DA ALAVANCA DE CÂMBIO (NA COLUNA DE DIREÇÃO), HASTE DAS LUZES DE DIREÇÃO (COM LAMPEJADOR) E DO “MEIO-ARO” DA BUZINA NO VOLANTE. NO PAINEL UMA LINHA EM AÇO INOX POLIDO COM TEXTURA ESTRIADA SERVIA DE ADORNO E CONTORNO SEPARATIVO DOS MATERIAIS DE FABRICAÇÃO.
AS PORTAS TAMBÉM TRAZIAM DETALHES CROMADOS, NAS MAÇANETAS INTERNAS E NAS MANIVELAS DOS VIDROS, UM ITEM POUCO COMUM É A ABERTURA QUEBRA-VENTO, FEITO TAMBÉM ATRAVÉS DE MANIVELAS (COM TAMANHO MENOR) LOCALIZADAS NAS PORTAS DIANTEIRAS.
CURIOSIDADE
UM DETALHE INTERESSANTE E RARO DE SE VER NOS MODELOS QUE REMANESCERAM É A AUSÊNCIA DO RETROVISOR EXTERNO, ITEM NÃO OBRIGATÓRIO NA ÉPOCA, MAS QUE FOI ADOTADO PELA GRANDE MAIORIA DOS MOTORISTAS DEVIDO AS ENORMES PROPORÇÕES DO AUTOMÓVEL.
1968?A SAGA CONTINUA
EM 1968 O CARRO MANTEVE-SE PRATICAMENTE INALTERADO, A NÃO SER PELO PAINEL QUE DEIXOU DE TER GOMOS “RETOS” E GANHOU GOMOS “ACOLCHOADOS”, O FRISO POLIDO ESTRIADO FOI SUBSTITUÍDO POR UM LISO.
1969?A FAMÍLIA CRESCE
EM 1969 UMA PEQUENA MUDANÇA, A ANTENA PASSA A SER FIXADA NO PARA-LAMAS DIANTEIRO ESQUERDO. O GALAXIE 500 GANHOU SEU PRIMEIRO “PARENTE DIRETO” O GALAXIE LTD, UMA VERSÃO AINDA MAIS CONFORTÁVEL, COM DIREITO AO TETO DE VINIL, UM ITEM QUE O SEGUIRIA ATÉ O FINAL DE SUA JORNADA E SE TORNARIA UM DOS ACABAMENTOS MAIS LEMBRADOS E EMBLEMÁTICOS DA LINHA GALAXIE.
TRÊS OPCIONAIS CHEGARIAM, PARA A FAMÍLIA GALAXIE, O AR-CONDICIONADO, O CÂMBIO AUTOMÁTICO E A OPÇÃO DE COR METÁLICA, MARCOU A ÉPOCA POR SE INAUGURAR ESTA OPÇÃO DE CÂMBIO ENTRE OS VEÍCULOS NACIONAIS. NO QUESITO MECÂNICA, ENQUANTO O 500 MANTEVE O CONJUNTO, O LTD GANHOU O NOVO MOTOR V8 292 DE 190CV.
1970?EM BUSCA DA SIMPLICIDADE
EM BUSCA DE UM PÚBLICO AINDA MAIOR A FORD INVESTIU EM UM NOVO SEGMENTO PARA SEU GRANDE VEÍCULO, EM 1970 CHEGA AO MERCADO A VERSÃO BÁSICA DO MODELO, COM O NOME DE GALAXIE (SEM O NUMERAL 500) CONHECIDO COMO STANDARD. O CARRO ERA BEM ESPARTANO, PARA UM AUTOMÓVEL DE SUAS DIMENSÕES, NÃO POSSUÍA DIREÇÃO HIDRÁULICA,RÁDIO, RELÓGIO OU AR CONDICIONADO. AS CALOTAS ERAM PEQUENAS E COBRIAM APENAS O CONJUNTO DE PARAFUSOS DAS RODAS. NA APARÊNCIA A IDEIA SUGERIDA ERA CLARA PELA AUSÊNCIA DA MAIORIA DOS FRISOS. AS LATERAIS DE PORTA ACOMPANHAVAM A MESMA TENDÊNCIA–A TAPEÇARIA ERA OBRIGATORIAMENTE NA COR PRETA. O CARPETE ERA MAIS SIMPLES E FOI ESTENDIDO À TODA LINHA. COM MAIS ESSE INTEGRANTE A FAMÍLIA GALAXIE SEGUE COM TRÊS VEÍCULOS SOBRE A MESMA PLATAFORMA, DIFERENCIANDO-SE APENAS NO ACABAMENTO E ITENS DE CONFORTO.