HOME VEÍCULOS GALAXIE 500

GALAXIE 500 - 1969/1969

QUILOMETRAGEM:
PORTAS: 4 PORTAS
COMBUSTÍVEL: GASOLINA
CÂMBIO: MANUAL
ANO/MODELO: 1969/1969
CATEGORIA: SEMINOVO
VALOR: R$ 0,00

OPCIONAIS

DIFERENCIAIS

A ORIGEM AMERICANA

O MAIOR CARRO JÁ PRODUZIDO NO BRASIL TEM SUAS RAÍZES NOS ESTADOS UNIDOS, PAÍS SEDE DA FORD, A FÁBRICA QUE CRIOU E TROUXE AO PÚBLICO A LINHA GALAXIE. EM 1959 O NOME GALAXIE 500 SURGE ANUNCIANDO A VERSÃO TOP DE LINHA DO SUCESSO FAIRLANE, ATÉ ENTÃO O MAIS COBIÇADO SEDAN DA MARCA.O NOME É UMA ALUSÃO A ERA DA CORRIDA ESPACIAL (GALAXIE–REMETE A PALAVRA INGLESA GALAXY,EM PORTUGUÊS GALÁXIA) E O NÚMERO 500 É INSPIRADO NA VITÓRIA DA 500 MILHAS DE DAYTONA (1958).

EM 1960 O GALAXIE 500 TORNA-SE O SUCESSOR NATURAL DA FAMÍLIA FAIRLANE (EM ATIVIDADE DESDE 1956), UMA CARACTERÍSTICA DO MODELO É A PRESENÇA CONSTANTE DE IMPONENTES MOTORES V8 DEBAIXO DO CAPÔ. DURANTE A DÉCADA DE 60 OS MAIORES MOTORES DA LINHA FORD TROUXERAM FORÇA E VITALIDADE AO CARRO, UMA FORÇA QUE VARIAVA ENTRE “COMUNS” 200CV E PODIAM PASSAR DOS 400CV, DE ACORDO COM A CILINDRADA OFERECIDA ENTRE OS “SMALL E BIG BLOCKS” (BLOCOS PEQUENOS E GRANDES), PARA CADA TIPO DE MOTOR CILINDRADAS QUE VARIAVAM A RELAÇÃO PESO-POTÊNCIA, TORNANDO-O UM CARRO VERSÁTIL, DE FAMILIAR A ESPORTIVO.

DURANTE A TRAJETÓRIA O VEÍCULO RECEBEU DIVERSAS OPÇÕES DE CARROCERIAS, ENTRE ELAS: SEDAN (4 PORTAS TRÊS VOLUMES), SPORT SEDAN (TRÊS VOLUMES, 4 PORTAS E SEM COLUNA), COUPÉ (DUAS PORTAS SEM COLUNA), CONVERSÍVEL, PICK-UP (PEQUENA CAMINHONETE COM ACABAMENTO SOFISTICADO), RANCHERO (CAMINHONETE COM ACABAMENTO RÚSTICO), STATION WAGON (PERUA COM 4 PORTAS) E AMBULANCE (VERSÃO ALONGADA DA STATION WAGON).

MAS SEM DÚVIDA ALGUMA ENTRE OS MAIS NOSTÁLGICOS GALAXIES NORTE-AMERICANOS ESTÁ O 7 LITRE, QUE PODERIAM SAIR TANTO NA VERSÃO CONVERSÍVEL, QUANTO NA COUPÉ E QUE OSTENTAVAM OS MOTORES (427, 428 OU 429) OS MAIORES DA ÉPOCA. ESSAS VERSÕES FORAM AS RESPONSÁVEIS PELO SUCESSO DO AUTOMÓVEL NA NASCAR E EM DIVERSAS COMPETIÇÕES, POPULARMENTE CHAMADAS DE “CORRA NO DOMINGO E VENDA NA SEGUNDA”, ONDE OS GALAXIE 7 LITRE ERAM VENDIDOS POR PREÇOS ACESSÍVEIS AOS PILOTOS DE FINAL DE SEMANA, COM O COMPROMISSO DE PARTICIPAREM DE UM NÚMERO PRÉ-DETERMINADO DE CORRIDAS. O SUCESSO COM AS VITÓRIAS NAS CATEGORIAS ERA TANTO QUE, NAS SEGUNDAS-FEIRAS, AS CONCESSIONÁRIAS FORD LOTAVAM DE PEDIDOS PARA TODA A FAMÍLIA GALAXIE.

O GALAXIE CONTINUOU COMO O ABSOLUTO REI ENTRE OS MODELOS DA FORD, EM SEU CURRÍCULO CARREGOU AS VERSÕES LTD, LTD/LANDAU E BROUGHAN DE APELO FAMILIAR E LUXUOSO, CARACTERÍSTICAS QUE VIERAM PARA MANTER VIVO O AUTOMÓVEL TOP DE LINHA DA MARCA. EM 1974 O NOME GALAXIE APOSENTA-SE, NOS ESTADOS UNIDOS DEPOIS DE 16 ANOS NA ATIVA, MAS DEIXA SEUS HERDEIROS POIS O LTD FOI SEU SUBSTITUTO NATURAL. DE CERTA FORMA O VEÍCULO CONTINUA AINDA VIVO, SÓ QUE COM O NOME DE CROWN VICTÓRIA, A ESTRUTURA É MANTIDA, UM CARRO DE GRANDES DIMENSÕES, MUITO CONFORTO DESDE AS VERSÕES MAIS ESPARTANAS E CONSTRUÇÃO DE CARROCERIA EM UM CHASSI. TRADICIONALMENTE AINDA COM UM MOTOR V8 A DIANTEIRA E TRAÇÃO TRASEIRA. DEVIDO A ROBUSTEZ ELE, AINDA HOJE, É UM DOS PREFERIDOS PELAS PATRULHAS POLICIAIS, TAXISTAS E FAMÍLIAS EM TODO O CONTINENTE NORTE-AMERICANO.

O ELO DE LIGAÇÃO

EM 1966 O GALAXIE AMERICANO SERVE DE INSPIRAÇÃO PARA SUA VERSÃO “TUPINIQUIM”, MAS POR AQUI A ÚNICA CARROCERIA UTILIZADA FOI A SEDAN E A MOTORIZAÇÃO ESCOLHIDA FOI O MOTOR V8 272, QUE JÁ ERA USADO POR AQUI NOS CAMINHÕES DA MARCA. ALGUNS DETALHES ESTÉTICOS FORAM SUBSTITUÍDOS EM FUNÇÃO DE UM MELHOR APROVEITAMENTO DA LINHA DE PRODUÇÃO.

O GALAXIE NO BRASIL

EM 1967, MAIS PRECISAMENTE NO DIA 16 DE FEVEREIRO O PRIMEIRO FORD GALAXIE 500 SAÍ DA LINHA DE MONTAGEM, O CARRO JÁ TINHA CHAMADO À ATENÇÃO DO PÚBLICO NO FINAL DO ANO ANTERIOR NO “V SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO” E MARCOU SUA ÉPOCA POR SER O PRIMEIRO AUTOMÓVEL DE PASSEIO NACIONAL DA FORD.

O GALAXIE CAIU COMO UMA LUVA NA PLANTA NACIONAL, POIS ATENDIA OS PEDIDOS DO PÚBLICO POR UM VEÍCULO CONFORTÁVEL E MODERNO E TAMBÉM PODERIA RECEBER A MECÂNICA DOS UTILITÁRIOS QUE JÁ CIRCULAVAM POR AQUI, ALIANDO ASSIM ECONOMIA EM ESCALA INDUSTRIAL E SATISFAÇÃO DO CLIENTE.

O MOTOR V8 272 DE 164CV E O CÂMBIO DE TRÊS MARCHAS FORMAVAM UM CONJUNTO MECÂNICO ROBUSTO E AO MESMO TEMPO MACIO PROPORCIONANDO UM ROLAR CONFORTÁVEL, MESMO NAS PAVIMENTAÇÕES DE PÉSSIMA QUALIDADE DA ÉPOCA.POR FORA A CARROCERIA GRANDE COM 5,40M DE COMPRIMENTO E 1,99M DE LARGURA (MEDIDO DA MAÇANETA A MAÇANETA), FRISOS DE ALUMÍNIO CONTORNANDO AS CAIXAS DE RODAS, NAS LATERAIS ENTRE OS RECORTES DOS PARA-LAMAS E NA GRADE DIANTEIRA.

OS CROMADOS DOS PARA-CHOQUES CONFERIAM AINDA MAIS BRILHO AO ELEGANTE MODELO, AO MESMO TEMPO GRANDE E ESGUIO, UM DESENHO EM BOA PARTE CONFERIDO PELA FRENTE COM DOIS PARES DE FARÓIS DISPOSTOS NA VERTICAL.

A GRADE EM ALUMÍNIO POLIDO INTEIRISSA COM UMA ABERTURA HORIZONTAL CENTRAL (DE PONTA A PONTA) ACOMODAVA AS LUZES DE DIREÇÃO DIANTEIRAS (OS PISCAS). NO CENTRO DO CAPÔ DO MOTOR, NA DIANTEIRA A INSCRIÇÃO FORD EM QUATRO LETRAS POSICIONADAS SEPARADAMENTE E NO TOPO UM ELEGANTE ADORNO, CONHECIDO COMO MIRA, COM TRÊS LEÕES DESENHADOS.

NOS PARA-LAMAS DIANTEIROS, APOIADO NO VINCO DA LINHA DA CINTURA, UM BRASÃO COM A INSCRIÇÃO FORD E OS TRÊS LEÕES DISPOSTOS NA VERTICAL (OS MESMOS DA MIRA). NA PARTE SUPERIOR DO DIREITO A ANTENA ELEGANTEMENTE APOIADA COM UM ACABAMENTO RETANGULAR CROMADO.NO PARA-LAMA TRASEIRO ESQUERDO UMA TAMPA RETANGULAR ABRIGA O BOCAL DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL, A TAMPA LISA E SEM CHAVE DE PROTEÇÃO DÁ ACESSO AO COMPARTIMENTO COM CAPACIDADE TOTAL DE 76 LITROS.A TRASEIRA ELEGANTE DEMONSTRAVA CLARAMENTE A GRANDE “VIRTUDE” DO PORTA-MALAS ACOMODAR MUITA BAGAGEM. O DESENHO MANTINHA BELEZA DOS CROMADOS E ADORNOS COM A PRATICIDADE DA TAMPA QUE CHEGA ATÉ A ALTURA DO PARA-CHOQUES TRASEIRO, FACILITANDO O ACESSO AO COMPARTIMENTO.

BOA PARTE DA HARMONIA E BELEZA DA TRASEIRA SÃO PROPORCIONADAS PELAS LANTERNAS VERMELHAS DE DESENHO QUADRADO, ENFEITADAS POR UM PEQUENO QUADRADO BRANCO AO CENTRO COM ADORNOS QUE LHE CONFEREM A APARÊNCIA DE UMA MIRA.OS CONTORNOS DAS LANTERNAS SÃO DESTACADOS POR UM FRISO CROMADO, UM OUTRO CONJUNTO DE FRISOS FORMAM UM GRANDE RETÂNGULO QUE ULTRAPASSA OS LIMITES DA TAMPA TRASEIRA E CHEGAM ÀS LANTERNAS, AO CENTRO QUATRO LETRAS FORMAM A INSCRIÇÃO FORD,PARA ACOMODAR AS BAGAGENS MUITA SIMPLICIDADE, NADA DE FORRAÇÕES, CARPETES OU TAPETES, SOMENTE A PARTE INTERNA DA LATARIA PINTADA NA COR DO CARRO.

CORES GALÁTICAS

A CARROCERIA TROUXE PINTURAS EM OITO TONS DE CORES (TODOS SÓLIDOS) OS NOMES TRAZIAM ALUSÕES A ELEMENTOS ESPACIAIS: VERMELHO MARTE, BEGE TERRA, VERDE JÚPITER, PRETO SIDERAL, CINZA CÓSMICO, AZUL INFINITO, AZUL ÁGENA E BRANCO GLACIAL. OPCIONALMENTE A CAPOTA PODERIA VIR NA COR BRANCO GLACIAL CRIANDO, ASSIM, O EFEITO “SAIA E BLUSA”.

AS RODAS, PINTADAS NA COR DA CARROCERIA DO VEÍCULO PODERIAM SER EQUIPADAS COM DUAS OPÇÕES DE CALOTAS. UMA PEQUENA, QUE COBRIA O CONJUNTO DE PORCAS E PRISIONEIROS, FEITA EM METAL CROMADO COM PEQUENOS DETALHES EM PRETO FOSCO VINÍLICO COM A INSCRIÇÃO FORD MARCADA TRÊS VEZES NO CENTRO.

A OUTRA OPÇÃO ERAM AS CHAMADAS “SUPERCALOTAS” QUE COBRIAM AS RODAS POR COMPLETO, FEITAS EM ALUMÍNIO POLIDO COM OS REBAIXOS PINTADOS EM PRETO FOSCO VINÍLICO E COM O MIOLO EM ACRÍLICO COM FUNDO REFLETIVO EM VERMELHO.

INTERIOR

A TAPEÇARIA É CONSIDERADA UM SHOW DE BELEZA À PARTE, OS BANCOS INTEIRIÇOS, PODERIAM SER REVESTIDOS EM VINIL OU COMBINAR A FORRAÇÃO DE TECIDO COM VINIL. ENFEITES NO TECIDO COM FAIXAS DECORADAS CONFERIAM REQUINTE A TAPEÇARIA, TUDO DESENHADO EM RELEVO (CHAMADO DE “COSTURA ELETRÔNICA”) OS ASSENTOS COMBINAM COM AS FORRAÇÕES DE PORTA QUE OSTENTAM FILETES CROMADOS ENTRE OS MATERIAIS DE FORRAÇÃO.

O INTERIOR PODERIA VIR NAS CORES, PRETO, BEGE, AZUL OU VERMELHO, QUE COMBINADAS COM A CARROCERIA FORMAVAM UM LEQUE COM 52 POSSIBILIDADES DE COMBINAÇÕES CORES. O PAINEL MANTINHA A ALMOFADA DOS INSTRUMENTOS NA COR DOS ESTOFAMENTOS ASSIM COMO O VINIL DA PARTE SUPERIOR DO PAINEL. O DESENHO TAMBÉM TRAZIA DETALHES, EM COSTURA ELETRÔNICA, FORMANDO GOMOS RETOS.

PRAZER AO DIRIGIR

AJUDADO PELA DIREÇÃO HIDRÁULICA E PELA ERGONOMIA DO PAINEL, O GALAXIE PODE SER PRAZEROSO SIMPLES E EFICIENTE DE SE CONDUZIR. PARA MONITORAR NÃO É NECESSÁRIO DESVIAR O CAMPO DE VISÃO DO MOTORISTA,TÃO POUCO É PRECISO GRANDES DESLOCAMENTOS DO FOCO DE ATENÇÃO.

COM O MEDIDOR DE NÍVEL DO COMBUSTÍVEL À ESQUERDA, VELOCÍMETRO AO CENTRO E ABAIXO DELE O RELÓGIO DE HORAS. AINDA NO QUADRO PRINCIPAL DO PAINEL, DESLOCADO PARA O CENTRO, O MIOLO DE CONTATO DA IGNIÇÃO.

AS LUZES-ESPIA TAMBÉM AJUDAVAM A PERCEBER AS CONDIÇÕES MECÂNICAS, UMA PARA ALERTAR SE O MOTOR AINDA ESTÁ FRIO, OUTRA PARA AVISAR O SUPERAQUECIMENTO E UMA TERCEIRA QUE ALERTA SOBRE O NÍVEL DE ÓLEO.

ABAIXO DO PAINEL, AO LADO ESQUERDO ENCONTRA-SE TAMBÉM UMA LÂMPADA INTERMITENTE QUE AVISA O ACIONAMENTO DO FREIO DE ESTACIONAMENTO (FEITO COM O PÉ, COMO NAS CAMINHONETES ATUAIS). PARA COMANDAR A VENTILAÇÃO INTERNA E O ACENDIMENTO DAS LUZES BOTÕES CROMADOS, PARECIDOS COM O DO RÁDIO AM, ITEM DE SÉRIE. DENTRO DO PORTA-LUVAS UM INTERESSANTE “CLIPE” PERMITE A FIXAÇÃO DE DOCUMENTOS.

TOQUES DE SOFISTICAÇÃO

OS DETALHES CROMADOS INTERNOS FICAVAM POR CONTA DO RETROVISOR INTERNO DA ALAVANCA DE CÂMBIO (NA COLUNA DE DIREÇÃO), HASTE DAS LUZES DE DIREÇÃO (COM LAMPEJADOR) E DO “MEIO-ARO” DA BUZINA NO VOLANTE. NO PAINEL UMA LINHA EM AÇO INOX POLIDO COM TEXTURA ESTRIADA SERVIA DE ADORNO E CONTORNO SEPARATIVO DOS MATERIAIS DE FABRICAÇÃO.

AS PORTAS TAMBÉM TRAZIAM DETALHES CROMADOS, NAS MAÇANETAS INTERNAS E NAS MANIVELAS DOS VIDROS, UM ITEM POUCO COMUM É A ABERTURA QUEBRA-VENTO, FEITO TAMBÉM ATRAVÉS DE MANIVELAS (COM TAMANHO MENOR) LOCALIZADAS NAS PORTAS DIANTEIRAS.

CURIOSIDADE

UM DETALHE INTERESSANTE E RARO DE SE VER NOS MODELOS QUE REMANESCERAM É A AUSÊNCIA DO RETROVISOR EXTERNO, ITEM NÃO OBRIGATÓRIO NA ÉPOCA, MAS QUE FOI ADOTADO PELA GRANDE MAIORIA DOS MOTORISTAS DEVIDO AS ENORMES PROPORÇÕES DO AUTOMÓVEL.

1968?A SAGA CONTINUA

EM 1968 O CARRO MANTEVE-SE PRATICAMENTE INALTERADO, A NÃO SER PELO PAINEL QUE DEIXOU DE TER GOMOS “RETOS” E GANHOU GOMOS “ACOLCHOADOS”, O FRISO POLIDO ESTRIADO FOI SUBSTITUÍDO POR UM LISO.

1969?A FAMÍLIA CRESCE

EM 1969 UMA PEQUENA MUDANÇA, A ANTENA PASSA A SER FIXADA NO PARA-LAMAS DIANTEIRO ESQUERDO. O GALAXIE 500 GANHOU SEU PRIMEIRO “PARENTE DIRETO” O GALAXIE LTD, UMA VERSÃO AINDA MAIS CONFORTÁVEL, COM DIREITO AO TETO DE VINIL, UM ITEM QUE O SEGUIRIA ATÉ O FINAL DE SUA JORNADA E SE TORNARIA UM DOS ACABAMENTOS MAIS LEMBRADOS E EMBLEMÁTICOS DA LINHA GALAXIE.

TRÊS OPCIONAIS CHEGARIAM, PARA A FAMÍLIA GALAXIE, O AR-CONDICIONADO, O CÂMBIO AUTOMÁTICO E A OPÇÃO DE COR METÁLICA, MARCOU A ÉPOCA POR SE INAUGURAR ESTA OPÇÃO DE CÂMBIO ENTRE OS VEÍCULOS NACIONAIS. NO QUESITO MECÂNICA, ENQUANTO O 500 MANTEVE O CONJUNTO, O LTD GANHOU O NOVO MOTOR V8 292 DE 190CV.

1970?EM BUSCA DA SIMPLICIDADE

EM BUSCA DE UM PÚBLICO AINDA MAIOR A FORD INVESTIU EM UM NOVO SEGMENTO PARA SEU GRANDE VEÍCULO, EM 1970 CHEGA AO MERCADO A VERSÃO BÁSICA DO MODELO, COM O NOME DE GALAXIE (SEM O NUMERAL 500) CONHECIDO COMO STANDARD. O CARRO ERA BEM ESPARTANO, PARA UM AUTOMÓVEL DE SUAS DIMENSÕES, NÃO POSSUÍA DIREÇÃO HIDRÁULICA,RÁDIO, RELÓGIO OU AR CONDICIONADO. AS CALOTAS ERAM PEQUENAS E COBRIAM APENAS O CONJUNTO DE PARAFUSOS DAS RODAS. NA APARÊNCIA A IDEIA SUGERIDA ERA CLARA PELA AUSÊNCIA DA MAIORIA DOS FRISOS. AS LATERAIS DE PORTA ACOMPANHAVAM A MESMA TENDÊNCIA–A TAPEÇARIA ERA OBRIGATORIAMENTE NA COR PRETA. O CARPETE ERA MAIS SIMPLES E FOI ESTENDIDO À TODA LINHA. COM MAIS ESSE INTEGRANTE A FAMÍLIA GALAXIE SEGUE COM TRÊS VEÍCULOS SOBRE A MESMA PLATAFORMA, DIFERENCIANDO-SE APENAS NO ACABAMENTO E ITENS DE CONFORTO.

RUA SARMENTO LEITE 509 - PANAZZOLO - CAXIAS DO SUL - RS - 95084-000 - (54) 3225-5853 (54) 9972-7559