UM VEÍCULO ESPORTIVO COM TRAÇÃO TRASEIRA, O BMW Z4 ERA CONHECIDO COMO E85 EM FORMA DE ROADSTER, E E86 EM FORMA DE CUPÊ.?SUBSTITUINDO O BMW Z3,A PRODUÇÃO COMEÇOU EM 2002. O Z4 ERA MUITO MAIOR QUE SEU ANTECESSOR E APRESENTAVA UM CHASSI SIGNIFICATIVAMENTE MAIS RÍGIDO.ORIGINALMENTE DISPONÍVEL APENAS COMO ROADSTER, EM 2006 UMA VERSÃO CUPÊ FOI FINALMENTE LANÇADA.CONSTRUÍDO EM SPARTANBURG, CAROLINA DO SUL, O BMW Z4 ESTÁ EM PRODUÇÃO DESDE O ANO MODELO DE 2003.O Z4 É O ÚNICO CARRO ESPORTIVO DE DOIS LUGARES DA BMW.
O BMW-Z4 FOI PROJETADO PELO DESIGNER DINAMARQUÊS BMW ANDERS WARMING.O AQUECIMENTO FOI MAIS TARDE FAMOSO COM A CRIAÇÃO DO VEÍCULO CONCEPT MILLE MIGLIA COM MUITAS DAS SEMELHANÇAS DO Z4.CONSIDERADO UM DOS VEÍCULOS ESPORTIVOS MAIS EXCLUSIVOS ATUALMENTE DISPONÍVEIS, O Z4 POSSUI UM MOTOR DE SEIS CILINDROS EM LINHA, E ESTILO FABULOSO.O Z4 É FAMOSO POR SEU EXCELENTE MANUSEIO E DIREÇÃO E CONTA COM UM LEVE PESO.
DISPONÍVEL COMO UM ROADSTER COM UM CAPOTA CONVERSÍVEL OU UM CUPÊ DE TETO FIXO, O BMW Z4 APRESENTAVA O TRADICIONAL LAYOUT DE MOTOR DIANTEIRO/TRAÇÃO TRASEIRA, UM CAPÔ ALONGADO (QUE ALGUNS CONSIDERAM 'NA FORMA DE SAPATO') E POSICIONAMENTO TRASEIRO DO MOTORISTA E PASSAGEIRO.PARA ADICIONAR TENSÃO À FORMA DO Z4, O CARRO APRESENTOU UM DESIGN EXTERIOR EXTREMAMENTE ESCULPIDO.
MUITO PARECIDO COM O Z3, O Z4 APRESENTAVA UMA SUSPENSÃO DIANTEIRA DO TIPO STRUT, ENQUANTO A SUSPENSÃO TRASEIRA ERA COMPLETAMENTE DIFERENTE E BASEAVA-SE NA SUSPENSÃO DO E30 BMW SÉRIE 3.O Z4 TAMBÉM APRESENTAVA UMA SUSPENSÃO MULTI-LINK MUITO MAIS CONVENCIONAL, EM VEZ DE UMA SUSPENSÃO DE BRAÇO SEMI-TRAILING.
O 200 BMW Z4 ESTAVA DISPONÍVEL EM DOIS NÍVEIS DE ACABAMENTO, O 3.0I E 3.0SI.?O 3.0I APRESENTAVA RODAS DE 17 POLEGADAS, FREIOS ANTITRAVAMENTO, ESPELHO E JANELAS ELÉTRICAS, CONTROLE DE ESTABILIDADE, ASSENTOS MANUAIS E ESTOFAMENTO DE VINIL.PADRÃO, O MOTOR DE SEIS CILINDROS EM LINHA DE 3.0 LITROS FOI AVALIADO EM 215 CV;A TRANSMISSÃO MANUAL DE SEIS VELOCIDADES TAMBÉM ERA PADRÃO, ENQUANTO UMA AUTOMÁTICA DE SEIS MARCHAS É OPCIONAL.O 3.0SI VEIO COM RODAS DE 18 POLEGADAS, VÁRIAS ATUALIZAÇÕES INTERNAS APRIMORADAS E UM DE SEIS CILINDROS EM LINHA DE 3.0 LITROS.AMBOS OS NÍVEIS DE ACABAMENTO OFERECIAM UMA VARIEDADE DE OPÇÕES, INCLUINDO UM PACOTE PREMIUM COM UMA PARTE SUPERIOR OPERADA POR MOTOR E UM PACOTE SPORT QUE FOI PROJETADO PARA MELHORAR AS CAPACIDADES DE MANUSEIO DO CARRO.ACRESCENTOU SUSPENSÃO MAIS RÍGIDA E MAIS BAIXA, RODAS MAIORES COM PNEUS RUN-FLAT, SISTEMA DE CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS DA BMW;CONTROLE DINÂMICO DE DIREÇÃO.
O PACOTE SPORT NÃO É NECESSÁRIO PARA UMA EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO RECOMPENSADORA, O BMW Z4 OFERECE ISSO, NÃO IMPORTA O QUE ACONTEÇA.O CUPÊ TINHA UMA VANTAGEM SOBRE O ROADSTER EM TERMOS DE MANUSEIO POR CAUSA DE SUA RIGIDEZ CORPORAL ADICIONAL.
UMA ESCOLHA DE QUATRO MOTORES DE SEIS CILINDROS EM LINHA ESTAVA DISPONÍVEL NO BMW Z4, O 2.2 L, 2.5 L, 3.0 L E 3.2 L, TODOS SÃO VARIANTES DO MOTOR BMW M54.UM MOTOR DE 2.0 L EM LINHA RETA-4 ESTAVA DISPONÍVEL NO MERCADO EUROPEU.NÃO DISPONÍVEL NOS EUA, A VERSÃO DE 2.2 L, 170 BHP PODERIA ATINGIR 100 KM/H EM 7,7 SEGUNDOS.O MOTOR DE 2,5 L PODE ATINGIR 192 BHP A 6.000 RPM.COM UMA TRANSMISSÃO MANUAL, É AVALIADO EM 6,8 SEGUNDOS A 62 MPH.PESANDO 2.932 LIBRAS COM UMA TRANSMISSÃO MANUAL É 66LBS MAIS CLARO DO QUE A VERSÃO 3.0 L.O 3.0 L ERA CAPAZ DE 231 CV A 5.900 RPM E SEU SEIS RETO PODERIA ATINGIR 62 MPH EM APENAS 5,9 SEGUNDOS.O 3.2 L ALCANÇOU 330 CV ÀS 7.900 RPM E TINHA 262 LB / FT DE TORQUE A 4.900 RPM.