HOME ANTIGOMOBILISMO CALIBRA

CALIBRA - 1995/1995

QUILOMETRAGEM:
PORTAS: 2 PORTAS
COMBUSTÍVEL: GASOLINA
CÂMBIO: MANUAL
ANO/MODELO: 1995/1995
CATEGORIA: SEMINOVO
VALOR:

OPCIONAIS

DIFERENCIAIS

O,OPEL CALIBRA,É UM,CUPÊ, PROJETADO E PRODUZIDO PELA,MONTADORA,ALEMÃ,OPEL,ENTRE 1989 E 1997. NO REINO UNIDO, ONDE PERMANECEU À VENDA ATÉ 1999, FOI COMERCIALIZADO SOB A,MARCA,VAUXHALL,COMO O,VAUXHALL CALIBRA.TAMBÉM FOI COMERCIALIZADO COMO O,CHEVROLET CALIBRA,NA AMÉRICA DO SUL PELA,CHEVROLET, E O,HOLDEN CALIBRA,NA AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA PELA,HOLDEN.

O CALIBRA FOI INTRODUZIDO PARA COMBATER OS,COUPÉS,ESPORTIVOS,JAPONESES, DO FINAL DA DÉCADA DE 1980 E INÍCIO DA DÉCADA DE 1990.ELA EMPREGA O ROLAMENTO DA PRIMEIRA GERAÇÃO,OPEL VECTRA, QUE FOI LANÇADO EM OUTUBRO DE 1988. PRODUÇÃO CALIBRA FOI BASEADA NA FÁBRICA DA OPEL EM,RÜSSELSHEIM, NA ALEMANHA, E A,VALMET AUTOMOTIVE,FÁBRICA EM,UUSIKAUPUNKI, FINLÂNDIA,ONDE A PRODUÇÃO FOI CONSOLIDADA EM NOVEMBRO DE 1995.

INICIALMENTE, O CALIBRA ESTAVA DISPONÍVEL APENAS COM,TRAÇÃO DIANTEIRA, MAS A PARTIR DE NOVEMBRO DE 1990, AS,QUATRO RODAS ESTAVAM,DISPONÍVEIS.

O OPEL CALIBRA FOI CONCEBIDO PELO DESIGNER DA GM,WAYNE CHERRY,E PELO DESIGNER ALEMÃO ERHARD SCHNELL.COMO UM,COUPÉ DE,HATCHBACK DE,TRÊS PORTAS,COM TRAÇÃO DIANTEIRA,BASEADO NO,CHASSI DE,VECTRA A, SEU PASSEIO E MANIPULAÇÃO NÃO SÃO SIGNIFICATIVAMENTE MELHORES DO QUE AQUELE DO,CARRO FAMILIAR GRANDE,DO QUAL CRESCEU.

APESAR DE TER UM CHASSI MAIS RÍGIDO COMO UM TODO (MELHOR,RIGIDEZ TORCIONAL,EM NM / DEG).A VERSÃO 4WD TURBO DO CARRO, QUE TINHA,SUSPENSÃO TRASEIRA INDEPENDENTE, APRESENTAVA O EIXO TRASEIRO DO,OMEGA A,COM ALGUMAS PEQUENAS ALTERAÇÕES.QUANDO LANÇADO EM 10 DE JUNHO DE 1989, O CALIBRA ERA O,CARRO DE PRODUÇÃO,MAIS AERODINÂMICO,DO MUNDO, COM UM,COEFICIENTE DE ARRASTO(CD) DE,0,26.ELE PERMANECEU COMO O CARRO DE PRODUÇÃO EM MASSA MAIS AERODINÂMICO PELOS PRÓXIMOS DEZ ANOS, ATÉ QUE O,HONDA INSIGHT, JUNTAMENTE COM O,AUDI A2, FORAM LANÇADOS EM 1999, COM UM CD DE,0,25. TODOS OS MODELOS POSTERIORES DE 16V, V6, 4X4 E TURBO TIVERAM UM CD PIOR DE,0,29, DEVIDO A MUDANÇAS NO SISTEMA DE RESFRIAMENTO, NA PARTE INFERIOR DA CARROCERIA, NO USO DE RODAS COM RAIOS E EM DETALHES DE VIDRO.

DURANTE A SUA VIDA, O CALIBRA ERA MUITO MAIS POPULAR NA EUROPA E VENDEU MAIS QUE O SEU RIVAL MAIS PRÓXIMO, O,FORD PROBE, QUE ERA CONSIDERADO FRACO E MUITO AMERICANO PARA A MAIORIA DOS PILOTOS EUROPEUS.NO ENTANTO, NO REINO UNIDO, ELE NÃO VENDEU MAIS DO QUE O,ROVER 200 COUPÊ, QUE OFERECIA DESEMPENHO COMPARÁVEL, MAS SEM,4WD,NOS MODELOS TOPO DE GAMA.

EM JULHO DE 1990, DEPOIS QUE A?GENERAL MOTORS,COMPROU UMA PARTICIPAÇÃO NA,SAAB,FOI RELATADO QUE O CALIBRA SERIA CERTIFICADO COMO UM SAAB NOS ESTADOS UNIDOS, MAS ESSES PLANOS NÃO SE CONCRETIZARAM.HAVIA TAMBÉM PLANOS PARA UMA,VERSÃO,CABRIOLETSER PRODUZIDA, MAS ESTES TAMBÉM NÃO SE MATERIALIZARAM, EMBORA A VALMET AUTOMOTIVE TENHA CONSTRUÍDO DOIS PROTÓTIPOS DE COR VERMELHA EM 1992, COM O MOTOR DE 2.0 LITROS E 8 VÁLVULAS.

UM TERCEIRO CORPO TAMBÉM FOI PRODUZIDO PARA USO EM TESTES DE FLEXIBILIDADE.NO VERÃO DE 1994, O CALIBRA RECEBEU UM FACELIFT LEVE.MAIS NOTAVELMENTE, O EMBLEMA DO FABRICANTE MIGROU DE SEU LUGAR NO TOPO DA BORDA DO CAPÔ PARA A GRADE FRONTAL.DURANTE TODA A PRODUÇÃO, VÁRIOS MODELOS ESPECIAIS FORAM LANÇADOS.NO REINO UNIDO, ISTO COMEÇOU COM A CONVERSÃO DE 'TICKFORD' EM OUTUBRO DE 1991, PORÉM APENAS 26 CALIBRA'S FORAM CONVERTIDOS.ISTO FOI SEGUIDO PELA PRÓPRIA EDIÇÃO ESPECIAL DA VAUXHALL, A SE1, EM 1993, E PERCORREU A SE9 EM 1997. ESTAS EDIÇÕES LIMITADAS TIVERAM ASPECTOS ÚNICOS.POR EXEMPLO, TINTA AMARELA SOLAR NO SE2 OU AZUL "ISLANDÊS" NO SE6.NENHUMA DAS CORES FOI ENCONTRADA EM NENHUM OUTRO CALIBRA.HOUVE TAMBÉM UMA EDIÇÃO DO DTM DISPONÍVEL APENAS EM BRANCO, EM COMEMORAÇÃO AO SUCESSO DO CALIBRA NO CAMPEONATO ALEMÃO DE CARROS DE TURISMO NA ÉPOCA.EM OUTRAS PARTES DA EUROPA, MODELOS ESPECIAIS INCLUÍRAM A EDIÇÃO "KEKE ROSBERG", A EDIÇÃO "CLIFF", A EDIÇÃO "COLOR" E A EDIÇÃO "LAST".ALGUNS MODELOS ESPECIAIS INCLUÍAM UMA PLACA NUMERADA NO CINZEIRO.

EM SETEMBRO DE 1995, O VECTRA A FOI SUBSTITUÍDO, MAS A PRODUÇÃO DE CALIBRA CONTINUOU ATÉ JUNHO DE 1997. EMBORA UM,COUPÉ,MENOR(O,TIGRA) ESTIVESSE DISPONÍVEL, A MARCA FICOU SEM UM,COUPÉ DE,TAMANHO MÉDIO,ATÉ QUE O,ASTRA COUPÉ?FOI LANÇADO EM 2000, E COM O INTRODUÇÃO DO,OPEL SPEEDSTER,EM 2000, TRÊS ANOS DEPOIS DE O CALIBRA TER SIDO DESCONTINUADO, A OPEL FINALMENTE OFERECEU NOVAMENTE UM CARRO DESPORTIVO.

RUA IGNEIS FEDRIZZI ANGONESE 565 - CAXIAS DO SUL - RS - 95098-115 - Fone: (54) 3225-5853 - Whats: (54) 99699-6190