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BMW M3 330 - 1994/1994

QUILOMETRAGEM:
PORTAS: 2 PORTAS
COMBUSTÍVEL: GASOLINA
CÂMBIO: MANUAL
ANO/MODELO: 1994/1994
CATEGORIA: SEMINOVO
VALOR:

OPCIONAIS

DIFERENCIAIS

NO INICIO A IDEIA DA BMW FOI INTRODUZIR APENAS UM CARRO DE HOMOLOGAÇÃO PARA CORRES NAS COMPETIÇÕES DO GRUPO A (CARROS DE TURISMO MODIFICADOS), A EMPRESA LANÇOU O CUPÊ PARA ATENDER AO REGULAMENTO DA FIA EM 1985. SEGUNDO A REGRA, A EMPRESA DEVERIA PRODUZIR PELO MENOS 5.000 UNIDADES AO ANO PARA HOMOLOGAR UM MODELO. À ÉPOCA, O ORÇAMENTO DA MARCA GARANTIA APENAS A PRODUÇÃO DAQUELE LIMITE. ENTÃO, A ALEMÃ TEVE DE SE REESTRUTURAR PARA ATENDER A UMA DEMANDA SURPREENDENTE: CHEGOU A CERCA DE 16.000 UNIDADES, SE TORNANDO O CARRO MAIS EMBLEMATICO DA BMW.

EM 1992, A SEGUNDA GERAÇÃO LIBERTOU O M3 DOS REGULAMENTOS. COMO A DEMANDA JÁ EXISTIA, A E36 NÃO PRECISOU SE ATER ÀS ESPECIFICAÇÕES DO CARRO DE PISTA. FICOU MAIOR, MAIS CONFORTÁVEL, MAIS POTENTE E MAIS FORTE EM COMPARAÇÃO À ANTECESSORA (E30). TINHA UM CARÁTER SÓBRIO E REFINADO. DISCRETO, O M3 E36 ABANDONOU A ASA TRASEIRA E OS PARA-LAMAS ABAULADOS, LIMITANDO SUA CARACTERIZAÇÃO ÀS RODAS DE 17 POLEGADAS COM ENORMES PNEUS 235/40. VISUALMENTE, SE DESTACAVAM O DEFLETOR DIANTEIRO, AS SAIAS LATERAIS E OS RETROVISORES COM SUPORTES VAZADOS. O INTERIOR OSTENTAVA UM REQUINTE PRESENTE APENAS NAS VARIAÇÕES MAIS COMPLETAS DO ANTIGO M3. OS BANCOS ENVOLVENTES PODERIAM SER REVESTIDOS EM COURO DE BISÃO, COM AQUECIMENTO E REGULAGENS ELÉTRICAS.

A INSTRUMENTAÇÃO TRAZIA TERMÔMETRO DE ÓLEO E COMPUTADOR DE BORDO. O VOLANTE DE QUATRO RAIOS DENUNCIAVA O AIRBAG (ERAM TRÊS, SEM O EQUIPAMENTO). O DESEMPENHO TAMBÉM MELHORAVA: O IMPETUOSO MOTOR S14 DE QUATRO CILINDROS, 2,3 LITROS E 200 CV DEU LUGAR AO DÓCIL S50 DE SEIS CILINDROS, 3 LITROS E 286 CV. O TORQUE SALTOU DE 24,5 MKGF A 4.750 RPM PARA ASSUSTADORES 32,6 MKGF A 3.900 RPM, COM UM FUNCIONAMENTO LIVRE DE VIBRAÇÕES. SUA PERFORMANCE ERA ESPANTOSA: 6,8 SEGUNDOS PARA IR DE 0 A 100 KM/H, COM MÁXIMA DE 250 KM/H, LIMITADA ELETRONICAMENTE. A ESSÊNCIA DO M3, PORÉM, ERA A FORMA COMO ENTREGAVA TANTO.

O COMANDO VARIÁVEL VANOS E O CORTE DE GIROS A 7.250 RPM DAVAM UMA DEMONSTRAÇÃO DE TORQUE E POTÊNCIA APARENTEMENTE SEM LIMITES.DESSA FORMA, O M3 TROCOU O REINADO DAS PISTAS PELA SUPREMACIA NAS RUAS E ESTRADAS, RIVALIZANDO COM PORSCHE E FERRARI NAS AUTOBAHNS ALEMÃS. ATENDENDO AOS APELOS DOS CLIENTES AMERICANOS, A BMW DESENVOLVEU UMA VERSÃO MAIS MANSA PARA OS EUA, COM 240 CV E 31,1 MKGF EM ROTAÇÕES MAIS BAIXAS – HAVIA ATÉ TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA COMO OPCIONAL.

MAIS BAIXO E FIRME QUE O SÉRIE 3 CONVENCIONAL, O M3 MANTINHA AS SUSPENSÕES MCPHERSON (DIANTEIRA) E MULTILINK (TRASEIRA), CONFIGURAÇÃO QUE ELIMINAVA AS SAÍDAS DE TRASEIRA AO ALIVIAR O ACELERADOR EM CURVAS – CARACTERÍSTICA DA PRIMEIRA GERAÇÃO. A DINÂMICA ERA FAVORECIDA PELA DISTRIBUIÇÃO DE PESO EQUILIBRADA (50%/50%) ENTRE OS EIXOS E PELOS DISCOS DE FREIO VENTILADOS NAS QUATRO RODAS COM ABS.EM 1994 SURGIRAM DUAS NOVAS CARROCERIAS: O CONVERSÍVEL E O SEDÃ DE QUATRO PORTAS, IDEALIZADO PARA SUPRIR A LACUNA DEIXADA PELO BMW M5 ENTRE 1995 E 1998.TAMBÉM SE DESTACARAM O M3 LIGHTWEIGHT E O M3 GT, VERSÕES DE PISTA QUE ELIMINAVAM DIVERSOS EQUIPAMENTOS COM O INTUITO DE REDUZIR PESO. AMBOS CHAMAVAM ATENÇÃO PELA ADOÇÃO DO AEROFÓLIO TRASEIRO.

DE 1982 A DEZEMBRO DE 1999, 71.242 E36 FORAM PRODUZIDOS – NA CONTA ESTÃO OS CUPÊS, SEDÃS E CONVERSÍVEIS. NAQUELE MÊS, O ÚLTIMO MODELO DEIXOU A FÁBRICA BÁVARA DE REGENSBURG. SEU LEGADO FOI MANTIDO NA TERCEIRA GERAÇÃO (E46), CARACTERIZADA POR ALIAR O MOTOR DE SEIS CILINDROS EM LINHA A ELEMENTOS DE ESTILO DA PRIMEIRA GERAÇÃO. HOJE, O NOME M3 ESTÁ RESTRITO APENAS AO TRÊS VOLUMES.

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