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OMEGA CD - 1998/1998

QUILOMETRAGEM:
PORTAS: 2 PORTAS
COMBUSTÍVEL: GASOLINA
CÂMBIO: MANUAL
ANO/MODELO: 1998/1998
CATEGORIA: SEMINOVO
VALOR:

OPCIONAIS

DIFERENCIAIS

EM,1992, O CARRO GRANDE DA GENERAL MOTORS DO BRASIL ERA O VETERANO,CHEVROLET OPALA. FABRICADO NO PAÍS DESDE,1968, COM BASE NO,OPEL REKORD C,ALEMÃO, TRAZENDO A MECÂNICA DE ORIGEM NORTE-AMERICANA.

O DESENVOLVIMENTO DE UM SUCESSOR PARA O,OPEL REKORD E,NA ALEMANHA COMEÇOU NO OUTONO DE,1981. AO CUSTO DE 2,5 MILHÕES DE,MARCOS ALEMÃES, O MAIOR VALOR JÁ INVESTIDO PELA OPEL ATÉ AQUELE MOMENTO, O OMEGA FOI APRESENTADO COMO O,CARRO V, COM UMA PLATAFORMA ATUALIZADA, ESPAÇO PARA CINCO OCUPANTES, COM MOTOR LONGITUDINAL E TRAÇÃO TRASEIRA DE SUSPENSÃO INDEPENDENTE.

A CRIAÇÃO DO SEU DESENHO, CHEFIADO PELO DESIGNER HERBERT KILLMER, LEVOU MAIS DE 1400 HORAS DE ESTUDOS EM TÚNEIS DE VENTO COM MAQUETES EM ESCALA E MODELOS EM TAMANHO REAL NOS ESTÚDIOS DA OPEL DESIGN CENTER, UNIVERSIDADE TÉCNICA DE,STUTTGART,E,PININFARINA, NA,ITÁLIA.O OPEL OMEGA A FOI APRESENTADO AO MERCADO EUROPEU EM,1986, ONDE MANTEVE-SE EM PRODUÇÃO ATÉ,1994, AO SER SUBSTITUÍDO PELO OMEGA B.

NO,BRASIL, EM,1992, DIANTE DA CONCORRÊNCIA DE OUTROS AUTOMÓVEIS DE LUXO IMPORTADOS, COMO O,TOYOTA CAMRY,OU O,HONDA ACCORD, A GM APRESENTOU O OMEGA. COM PROJETO IDENTIFICADO COMO,1700, BASEADO NA,PLATAFORMA V,JÁ UTILIZADA PELA OPEL NA ALEMANHA. O NOVO MODELO DA MARCA CHEGOU ÀS RUAS 25 MESES DEPOIS DA DECISÃO DE SUA FABRICAÇÃO. O CHEVROLET OMEGA FOI LANÇADO NO BRASIL EM AGOSTO DE,1992, JÁ COMO MODELO 1993, NA VERSÃO,SEDAN, E, ALGUNS MESES DEPOIS, COMO,STATION WAGON,SOB O NOME,OMEGA SUPREMA.

COM 4,74 M DE COMPRIMENTO E 2,73 M ENTRE OS EIXOS, O VEÍCULO CHEGOU AO MERCADO COM DUAS OPÇÕES DE MOTORIZAÇÃO E DE ACABAMENTO:GLS(GRAN LUXO SUPER) COM MOTOR 2.0, E A,CD,(COMFORT DIAMOND) COM O MOTOR 3.0 DE SEIS CILINDROS EM LINHA IMPORTADO DA,ALEMANHA, FORNECIDO PELA,OPEL. O 3.0L DE SEIS CILINDROS POSSUÍA,COMANDO DE VÁLVULAS,NO,CABEÇOTE, FLUXO DE ADMISSÃO E ESCAPE DO TIPO REVERSO E, TANTO O BLOCO COMO O CABEÇOTE, ERAM FUNDIDOS EM,FERRO. DESENVOLVIA 165 CV DE POTÊNCIA E LEVAVA O MODELO DE 0 A 100KM/H EM 9,5 SEGUNDOS. PARA ESTE MOTOR ERA OFERECIDO DE SÉRIE CÂMBIO MANUAL DE 5 MARCHAS (O PRIMEIRO NO BRASIL COM MARCHA A RÉ SINCRONIZADA) E, OPCIONALMENTE, CÂMBIO AUTOMÁTICO DE QUATRO MARCHAS,4L30-E, COM TRÊS PROGRAMAS DE FUNCIONAMENTO (NORMAL,"SPORT"ANTI-PATINAÇÃO).

COM ESTAS CONFIGURAÇÕES O CARRO ALCANÇAVA 222KM/H (212 KM/H COM CÂMBIO AUTOMÁTICO) EM TESTES DA IMPRENSA NA ÉPOCA. UM DOS POUCOS CARROS NACIONAIS CAPAZES DE ULTRAPASSAREM A BARREIRA DOS 200KM/H.

O OMEGA, EM SEU INTERIOR, ERA DESTACADO POR AMPLO ESPAÇO PARA OS PASSAGEIROS. OS CINCO OCUPANTES PODIAM SER BEM ACOMODADOS NOS BANCOS (COM REVESTIMENTO DE COURO DISPONÍVEL OPCIONALMENTE A PARTIR DE 1995), ALÉM DE DETALHES COMO COMPUTADOR DE BORDO, PAINEL DE INSTRUMENTOS DIGITAL EM CRISTAL LÍQUIDO,AR-CONDICIONADO,E,TETO-SOLARELÉTRICO, CONTROLE AUTOMÁTICO DE VELOCIDADE, VIDROS ELÉTRICOS COM FUNÇÃO UM-TOQUE INTEGRAL, RETROVISORES ELÉTRICOS COM DESEMBAÇADOR, ALARME COM SENSOR,ULTRASSOM, BANCOS COM REGULAGENS LOMBARES E VOLANTE COM REGULAGEM DE ALTURA. O OMEGA TAMBÉM OFERECIA UM SISTEMA DE,ÁUDIO,JAMAIS VISTO EM OUTROS MODELOS, ONDE HAVIA DOIS APARELHOS SEPARADOS, UM TOCA-CD,E UM TOCA-FITAS,CASSETE, DEVIDAMENTE DOTADOS DE,AMPLIFICADOR,DE POTÊNCIA.

SOLUÇÕES ATUALIZADAS PARA A,AERODINÂMICA,E DESIGN ESTAVAM PRESENTES EM DETALHES COMO A FRENTE EM,CUNHA, PALHETAS DO LIMPADOR DOS VIDROS ESCONDIDAS SOB O CAPÔ, JANELAS LATERAIS RENTES À CARROCERIA, E QUE CORREM PELO LADO DE FORA DAS CANALETAS, MAÇANETAS TOTALMENTE EMBUTIDAS E CAIMENTO SUAVE DA TRASEIRA. TUDO ISSO FEZ O CARRO TER UM,COEFICIENTE AERODINÂMICO(CX) DE APENAS 0,30 (0,28 NA EUROPA).

UMA NOVA?SUSPENSÃO?INDEPENDENTE DE BRAÇOS SEMI-ARRASTADOS FOI DESENVOLVIDA PARA A PLATAFORMA DO OMEGA, AO CONTRÁRIO DAS SUSPENSÕES DE EIXO RÍGIDO COMUNS À MAIORIA DOS MODELOS DESSA CONFIGURAÇÃO, INCLUSIVE DO OPALA. NA DIANTEIRA,SUSPENSÃO,MCPHERSON, COM,AMORTECEDORES,À GÁS NAS VERSÕES DE SEIS CILINDROS. GRAÇAS À TRAÇÃO SER NAS RODAS TRASEIRAS, HAVIA A VANTAGEM DE SE PERMITIR MAIOR CAPACIDADE DE ESTERÇAMENTO DAS RODAS DIANTEIRAS, FACILITANDO CONSIDERAVELMENTE AS MANOBRAS EM ESPAÇOS PEQUENOS.

O OMEGA TAMBÉM FOI UM DOS PRIMEIROS CARROS NACIONAIS A OFERECER FREIOS ABS, TANTO NAS VERSÕES 4 E 6 CILINDROS.

NO EM TANTO 1998 FOI O ÚLTIMO ANO DE FABRICAÇÃO DO OMEGA NO BRASIL, SENDO ASSIM A CHEVROLET PREPAROU O QUE PODIA SER CONSIDERADA UMA SÉRIE ESPECIAL DE DESPEDIDA, COM ALGUNS ITENS EXCLUSIVOS: RODAS COM DESENHO ESPORTIVO, NOVOS LOGOTIPOS E EMBLEMAS, PAINEL COM,TIPOGRAFIA,DIFERENCIADA E ILUMINAÇÃO EM TOM VERDE, TECLA PARA TRAVAMENTO CENTRAL DAS PORTAS, SISTEMA DE PROTEÇÃO DE SOBRECARGA ELÉTRICA E ALGUNS PEQUENOS AJUSTES NO MOTOR PARA REDUZIR O CONSUMO.

A ÚLTIMA UNIDADE DO OMEGA FABRICADA NO BRASIL, FOI CEDIDA PELA GENERAL MOTORS PARA EXPOSIÇÃO NO,MUSEU DA TECNOLOGIA DA ULBRA, EM,CANOAS,RIO GRANDE DO SUL, MANTIDO ATÉ O ANO DE 2010. MAS ATUALMENTE ENCONTRA-SE AOS CUIDADOS DE UM COLECIONADOR PARTICULAR.

RUA SARMENTO LEITE 509 - PANAZZOLO - CAXIAS DO SUL - RS - 95084-000 - (54) 3225-5853 (54) 9972-7559